A

Abaxial - Fora do eixo, afastado do eixo, com a face ou lado afastado da haste principal. Veja também Axial.

Abcessos - Surgem geralmente quando a sujidade penetra em feridas sem importância. Ao fim de dez dias, podem ser lancetados pelo veterinário.

Abdómen - Zona inferior do corpo dos peixes. Com início logo após a cabeça e estendendo até a cloaca ou ânus. Em seu interior se encontram o estômago, intestinos, órgãos reprodutores, Vesícula Gasosa e etc.

Abertura Branquial - Abertura de comunicação das brânquias com o meio exterior.

Abissal - Relacionado aos níveis profundos das bacias dos oceanos e ao fundo marinho. É aplicado para as profundidades abaixo de 4000 metros mas não é válido para as fossas marinhas. Veja Fossa Abissal.

Abobadado - Diz -se de uma região do corpo do animal que apresenta perfil convexo.

Absorção por carvão - Veja mais em Carvão Activado.

Acaju - coloração vermelha intensa

Ácaros - Sarna, Dores de ouvidos.

Ácaros - Frequentemente, os ácaros aparecem ao adquirir novas aves, instalações ou em aviários livres devido ao contacto com aves silvestres que poisam em cima destes. As aves afectadas com ácaros ficam inquietas, mexem nas penas e mostram uma debilidade geral.

Acidentes - Provocam frequentemente no cão, um estado de choque. Deve saber que um cão em estado de choque pode morder o dono. O cão ferido deve ser estendido no chão com cuidado e deve se transportado em cima de uma tábua ou de uma maca.

Acidez - Estado de uma solução, líquido ou da água do nosso aquário que se encontra com pH inferior a 7.0 (neutro).

Acidificante - Material ou substância que tem como característica principal baixar o pH de uma solução. Ex. - Tronco de Aroeira, Xaxim e Turfa.

Ácido - Solução, liquido ou a água do nosso aquário que se encontra com pH inferior a 7.0 (neutro).

Ácido fólico (complexo B) - Importante para a reprodução celular e a formação de colina.

Ácido pantoténico (B5) - Incrementa a eficácia da transformação de hidratos de carbono em energia. Previne certos transtornos neurológicos. Importante durante o período de crescimento.

Ácidos gordos - os ácidos gordos são os componentes principais dos lípidos. Podem ser longos, curtos, saturados, insaturados, indispensáveis ao organismo ou constituir apenas uma simples fonte de energia.

Ácidos gordos Ómega 3 - Esta categoria de ácidos gordos é indispensável á vida do organismo pois este último é incapaz de os sintetizar. Os ácidos gordos Ómega 3 possuem funções anti -inflamatórias, que melhoram a oxigenação celular, a performance física e as capacidades de aprendizagem do animal jovem. Existem nos óleos de peixes ou no óleo de ónagra.

Ácidos gordos Ómega 6 - Tão indispensáveis como os anteriores, os ácidos gordos Ómega 6 são essenciais á síntese das moléculas hormonais - as prostaglandinas - para a saúde da pele, qualidade do pêlo e para a função reprodutora. Existem em grande quantidade no óleo de borragem.

Acidose - pH 5,5 ou menor, causa eriçamento das escamas e Barbatanas fechadas, o peixe nada em círculos, depois começa a tremer e finalmente morre. Corrija o pH gradualmente, antes que isso aconteça.

Aclimatação - Processo a que submetemos um animal (peixe, coral ou crustáceo) para que este ajuste suas condições internas às condições do novo ambiente em que esta sendo introduzido. Essa adaptação equipara parâmetros como pH, temperatura, dureza, salinidade e etc. Da qualidade desse processo depende em muitos casos a saúde ou sobrevivência do animal.

Acontia - Veja Filamento Mesentérico.

Acróporas - Animais que possuem esqueleto calcário, Também conhecidos como corais duros. Veja Foto.

Actínia - Anémona - Termo usado para designar uma espécie de anémona de cor vermelha, originaria da costa brasileira.

Actínica - Iluminação - Lâmpada de tonalidade azulada muito utilizada em aquários. Sua utilização é adequada para vegetais ou algas que realizam fotossíntese.

Açúcares - Formas simples de reserva energética dos frutos, raízes e tubérculos (sacarose, frutose...). Não possuem qualquer papel nutricional ao nível do cão e podem estar na origem de diarreias, de obesidade ou de diabetes (a longo prazo).

Adaptação - Capacidade que alguns seres vivos tem de se modificar para sobreviver quando as condições do ambiente em que vivem se altera.

Aeróbio - Organismo que consome oxigénio durante o processo respiratório.

Afluente - Característica de um rio que sempre desemboca em um rio maior ou num lago. Os afluentes jamais chegam a desaguar no mar.

Agressivo - tendência para atacar sem ser provocado (não entra em nenhum padrão)

Água - Substância formada por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. Tem como característica não ter cor, cheiro ou sabor.

Água Destilada - A água destilada é obtida através da destilação, ou processo no qual a água é aquecida, torna -se vapor e em seguida é condensada. Esta água apresenta um grau de pureza mais elevado e baixa condutividade.

Água Dura - É a água que contém, principalmente, sais de cálcio e magnésio. A dureza é temporária quando os sais são bicarbonatos e permanente quando o cálcio e o magnésio apresentam -se na forma de outros sais.

Água Mole - É a água que não contem nenhum mineral ou Desmineralizada. Veja mais em Deionizador.

Água Salobra - Água que contem uma quantidade de sais dissolvidos que esta entre a água doce e a água salgada. É normalmente encontrada nos estuários e foz de rios.

Água Verde - Água com grande concentração de algas unicelulares. Pode ser usada para a alimentação de alevins ou Rotiferos. A grosso modo pode ser chamada de Fito plâncton.

Alano - Cão de grande porte utilizado na idade média para caça de animais de grande porte (javali, urso, lobo). São reconhecidos três tipos de alanos (séc. XVII) o alano gentil (próximo ao lebrel), o de açougue (guarda e boiadeiro) e o alano Vautre (próximo ao mastim).

Albino - Anomalia congénita em que o animal se caracteriza pela ausência total ou parcial de pigmentos na pele, pelos ou olhos. Pode ocorrer também em plantas em que se caracteriza pela ausência ou diminuição da Clorofila.

Alcalinidade - Propriedade do liquido de realizar o tamponamento. Veja mais em Tamponador.

Alcalinizaste - Material ou substância que tem como característica principal elevar o pH de uma solução, eventualmente pode também alterar sua dureza. Ex. - Dolomita, Calcita, Rocha viva.

Alcalino - Refere -se à solução que se encontra com um pH alto, acima de 7 (neutro). Relativo a álcali.

Alcalose - pH 8 ou maior, principalmente em água mole, o bicarbonato de cálcio presente na água se transforma em carbonato de cálcio insolúvel que ataca as guelras eBarbatanas, provocando seu desfiamento e tornando a pele opaca. Corrija o pH gradualmente, antes que o peixe morra.

Alevins - Peixes recém nascidos. Podem ser de postura e fecundação externa (Ovíparo) ou de fecundação interna (Ovovivíparo).

Alga Coralínea - Alga encrostante que "fixa" cálcio em sua base, sendo uma das formadoras das "Rochas Vivas". Requer altos níveis de carbonato de cálcio. É encontrada nas cores vinho, vermelha e rosa.

Algas - Indivíduo do grupo das talófitas, podem ser encontradas nas divisões - Euglenophyta, Pyrrophyta, Chrysophyta, Chlorophyta, Charophyta, Phaeophyta, Rhodophyta. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. Não possuem raízes, flores ou sementes. Estes são os principais seres que realizam fotossíntese nos ambientes aquáticos.

Algas Filamentosas - Variedade das algas, inclui - Bryopsis, Derbesia, Cladophora e Enteromorpha. Veja mais em Controle de Algas.

Alho - Planta da família das liláceas. É usado na preparação de alimentos para peixes. Segundo pesquisas ainda não conclusivas, actua como estimuladora do sistema imunológico, tem efeitos bactericidas e auxilia na eliminação de parasitas. Algumas pessoas moem pedaços de alho e adicionam a Artemia antes de alimentar os peixes.

Alimentador Automático - Equipamento utilizado para alimentar automaticamente e regularmente os peixes do seu aquário. É provido de um recipiente para armazenar o alimento e de um relógio, onde será registado o horário de accionamento.

Almofadas plantares - almofadas amortecedoras do pé, revestidos de epiderme córnea, grossa, irregular e muito pigmentada.

Alógamo - Espécie de vegetal em que são necessários dois indivíduos para que possa ocorrer a reprodução.

Amido - Substâncias de reserva próprias dos vegetais (cereais, batatas, massas...) formadas por milhares de moléculas de glucose e que constituem uma fonte de energia para o cão.

Aminoácidos - Os aminoácidos são o elemento de base das proteínas e seus derivados. As proteínas são compostas por um total de vinte aminoácidos diferentes, de entre os quais oito devem imperativamente encontrar -se em proporções idóneas na alimentação, uma vez que o organismo é incapaz de os sintetizar por si só. As proteínas alimentares, ditas de «elevado valor biológico» são aquelas que reúnem uma boa digestibilidade e um teor elevado de aminoácidos indispensáveis: caseína, proteína de ovo, carnes, peixes, hidrolisado de soja.

Aminoácidos Essenciais - Aminoácidos que não podem ser sintetizados pelos vertebrados, são - arginina, fenilalanina, histidina, isoleucina, lisina, leucina, metionina, triptofano, treonina e valina.

Amónia - Sub -produto da decomposição de material orgânico, sobra de alimentos, dejectos dos peixes (ou diluído na água por difusão pelas brânquias dos peixes). A amónia só encontrada em ambientes com pH 7.0 ou acima. Seu a cumulo no aquário é mortal para os peixes.

Amónio - NH4 - Forma mais letal da amónia. Fonte inorgânica de nitrogénio. É excretada pelos peixes através das Guelras. É encontrada em ambientes com pH abaixo de 7.0.

Amphiprion - Género da família dos peixes que realizam simbiose com anémonas, possui 27 espécies.

Ampulárias - São moluscos gastrópodes da família dos Ampularídeos, género Pomacea. As ampulárias ou caramujos de água doce são ainda conhecidas como curbículas.

Amyloodinium - Veja Oodinium .

Anabantídeo - Grupo de peixes que tem origem na Ásia. Alguns possuem a capacidade de absorver oxigénio directamente do ar atmosférico. Ex. - Bettas, Tricogaster e Colisa.

Anaeróbio - Organismo que não consome oxigénio durante o processo respiratório.

Andadura aprumo - quando os membros anteriores e posteriores de um mesmo lado se levantam e pousam ao mesmo tempo.

Andamento fácil - realizada sem dificuldade aparente.

Andamento fluente - vivacidade dos movimentos.

Andamento - Modo de locomoção do cão (passo, trote, galope).

Andamento regular - Velocidade constante e passos iguais.

Androceu - É o conjunto de órgãos reprodutores masculinos de uma Flor , que tem a função de produzir grãos de Pólen . O órgão reprodutor masculino é o Estame , este órgão é uma folha modificada especificamente para a função reprodutiva.

Anémonas - São animais do Reino Animal, Filo Cnidária, Classe Anthozoa, Ordem Actiniaria. As anémonas que na natureza, hospedam palhaços pertencem às famílias - Actiniidae, Thalassianthidae e Stichodactylidae.

Anfíbio - Animal ou planta que vive tanto em terra como na água. Ex. - Sapo.

Angiosperma - São vegetais cujos óvulos estão encerrados no interior do ovário e que, consequentemente tem suas sementes encerradas no interior do fruto. Grupo de plantas floríferas providas de sementes encerradas no pericarpo (Aurélio).

Angstron - Unidade de medida equivalente a um décimo de milimicron, seu símbolo é

Animal Filtrador - Organismo que retira da água os nutrientes necessários a sua sobrevivência. Capturando plâncton, bactérias e nutrientes dissolvidos. Ex - Leather.

Ânion ou Anionte - Íon que possui carga negativa. Veja também Cátion.

Anjos - Peixes da Família Pomacanthidae. Normalmente pacíficos, podem se tornar agressivos com peixes da mesma espécie. Normalmente resistentes, belíssimos nas cores e formas, apresentam características distintas (cores e forma do corpo) na fase juvenil e adulta. Normalmente na natureza alimentam -se de corais, também precisam de uma dieta rica em vegetais. Ex. - Imperador e Ciliares.

Antera - Parte do Estame onde estão os sacos polínicos.

Anterozóide - É o gâmeta masculino nos vegetais.

Antioxidantes - Moléculas orgânicas que ajudam o organismo a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Os radicais livres são elementos instáveis e perigosos derivados do oxigénio, permanentemente produzidos pelo organismo. Exemplos de antioxidantes nutricionais eficazes: vitamina E, vitamina C, polifenóis, taurina, beta – caroteno, ácido lipóico, lignanos, superóxido dismutase...

Ânus Avermelhado - com saída de mucosidade ou catarro intestinal - o peixe apresenta falta de apetite, emagrecimento e saída de mucosidade (catarro) pelo ânus; é uma inflamação dos intestinos (enterite) causada por má alimentação, como alimentos secos de má qualidade, com excesso de gordura ou proteínas, excesso de alimentação com tubifex. Deixar o peixe afectado uma semana sem comer e reiniciar a alimentação de forma correcta, veja aqui como proceder.

Apical - Relativo ao ápice. Que termina na parte superior, que tem ápice.

Ápice - É a parte mais alta ou superior de qualquer objecto ou ser vivo.

Aqua - Paisagismo - Neologismo, para caracterizar a variante do aquarismo doce em que a manutenção de plantas e a formação de jardins submersos é levada a extremos. Nestes aquários os peixes são detalhes.

Aquário Comunitário - Aquário em que diversas espécies de peixes invertebrados e/ou plantas e/ou corais, são colocados juntos de acordo com sua compatibilidade. A chave para o sucesso neste aquário é agrupar seres com as mesmas necessidades como parâmetros de água, alimentação, temperatura e etc. Muito embora as necessidades devam ser as mesmas, não necessariamente os comunitários devem ter origem comum.

Aquário de biótipo - Aquário em que o objectivo é reproduzir com a maior fidelidade possível num determinado ambiente natural.

Aquário Plantado - Variante do aquarismo doce em que o foco esta direccionado mais para a manutenção das plantas do que dos peixes.

Aquário - Hospital - Utilizado para quarentena num peixe recém -chegado ou um peixe doente. Normalmente é um aquário simples com um aquecedor um aerador e um sistema de filtragem simples, sem substrato de fundo e com um aparato que permita o peixe se esconder e se acalmar. Em nossa opinião, um aquário em excelentes condições é o melhor local para a recuperação de um peixe.

Aquecedor - Equipamento normalmente manual que gera calor. Recomenda -se a utilização de 1 w por litro.

Aragonita - Substrato utilizado na montagem de aquários marinhos. Composto por esqueletos de carbonato de cálcio de animais marinhos e conchas, é formado por uma alta percentagem de carbonato de cálcio, também contendo carbonato de estrôncio e carbonato de magnésio. Vendido em diversas granulometrias, hoje a mais utilizada é a ss (sugar size)

Arame - pêlo muito duro e áspero.

Areia - coloração amarela muito clara, resultado da diluição do fulvo.

Areia Fina - Substrato utilizado na montagem de aquários doces, plantados ou paludários. Muito fina simula o fundo de rios e lagos, entretanto pode compactar e prejudicar o desenvolvimento das raízes.

Argulose ou piolho d'água - é causada por um crustáceo parasita (Argulus Foliaceus) de 4 a 5 mm o macho e 7 mm a fêmea. O sintoma mais claro são manchas vermelhas na pele dos peixes, onde o crustáceo aplicou seu ferrão. Retirar o peixe e tocar o parasita com algodão com água salgada, também pode ser usado banhos com permanganato de potássio 1 g / 100 litros de água, durante 10 a 30 minutos, repetindo novamente uma semana depois. É necessário desinfectar o aquário antes de colocar os peixes novamente.

Argulus - Parasita directo, conhecido como Piolho de Carpas. Argulus sp é um crustáceo com excelente capacidade natatória, tem a forma de um disco ou um escudo medindo de 5 a 8 mm. São quase transparentes, mesmo assim muito fácil de se identificar. Fixa -se ao peixe e alimenta -se do seu sangue, podendo levar a morte, mesmo animais de grande porte.

Arlequim - pelagem matizada com manchas irregulares ou salpicadas sobre um fundo cinza ou azul, ou branco com manchas pretas (branco matizado com preto ex. - Dogue Alemão arlequim., cinza com manchas irregulares ex. - teckel.) Esse termo é mais usado para raças continentais.

Aroeira - Raiz da árvore muito utilizada como elemento decorativo em aquários doces, plantados e paludários. Libera muita tinta quando nova. Actua também na acidificação da água. Esta árvore corre risco de extinção.

Arqueado - que apresenta forma convexa

Arrebitado - nariz ou focinho curto e levantado.

Artemia salina - Artemia sp. Micro -crustáceo utilizado na alimentação de peixes e/ou corais, também consumidos na forma de ovos (cistos) ou nauplios. De alto valor nutritivo, os indivíduos adultos possuem mais de 62% de proteínas e 6,5% de gordura.

Articulação seca - que possui contornos vigorosos, não amolecidos por um tecido espesso.

Artropodes - Animais invertebrados, que possuem apêndices articulados, os corpos segmentados e os esqueletos rígidos. Ex. Aranha, siri, paguro.

Asma acariásica - A ave apresenta dispneia e ruído respiratório, tossicula como se tenta -se expulsar algo, provocado por ácaros alojados na traqueia

Áspero - pelo duro, resistente as intempéries.

Assentado - Pelo que se mantém junto a pele, deitado horizontalmente.

Astrea - Astrea sp. Molusco herbívoro, excelente no controle de algas. Deve sempre estar presente das equipes de limpeza.

Autogâmico - Planta que se fertiliza através de seu próprio pólen.

Autotrófico - Grupo dos seres vivos que são capazes de sintetizar substâncias orgânicas a partir de inorgânicas. Usando Fotossíntese ou Quimiossíntese.

Avitaminose e Hipovitaminoses - são causadas pela falta total ou deficiência de vitaminas. Aparecem furos sobre os opérculos, guelras inflamadas, feridas avermelhadas pelo corpo, lábios feridos e em geral atacados por fungos. É causada por uma alimentação deficiente e pouco variada, utilize sempre os melhores alimentos e varie o cardápio, oferecendo também alimentos vivos. Administre um complexo vitamínico usado para pássaros, embebendo a comida em flocos nele ou então utilize artêmias previamente alimentadas com o produto. Veja na página sobre alimentação mais orientações.

Axial - Eixo. Relativo a eixo, que serve de eixo, que tem por eixo. Veja também Abaxial

Azoto - Veja Nitrogénio.

Azul - coloração resultante da diluição do preto.

B

Bactérias - Organismos unicelulares do reino monera. Veja Bactérias Anaeróbias e Nitrificantes.

Bactérias anaeróbias - Bactérias que não consomem oxigénio durante o processo de desnitrificação (podem ser facultativas).

Bactérias Nitrificantes - Bactérias envolvidas no ciclo da nitrificação. Ex. - Nitrosomonas e Nitrobacter.

Baía - Porção de mar ou oceano, rodeado por terra, em oposição a um cabo ou promontório.

Balistes - Peixes marinho da Família Balistidae. Normalmente agressivos, possuem dentes, destroçando o alimento ou pequenos peixes. Peixes de grande porte podem "morder" fios, aquecedores, bombas, rocha viva e etc.

Bamboleado - movimento transversal do corpo do cão a cada passo.

Banho de água Doce - Metodologia para o tratamento de doenças externas que consiste na preparação de uma recipiente com água doce (de preferência deionizada ou de osmose reversa) em que o pH e temperatura são alterados para se igualar as condições em que o peixe se encontra e a submeter o peixe a um banho. O tempo de permanência deve ser o mais longo possível, mas ao mesmo tempo que provoque o menor impacto. Muitas pessoas são adeptas dessa metodologia enquanto outras absolutamente contrárias. Acreditamos que seu uso é eficiente, mas se mal planejado e realizado pode ao contrário de trazer um tratamento efectivo somente acelerar a perda do animal. Jamais faça um banho de água doce sem observar atentamente o pH e temperatura.

Barbatana - Mesmo que Barbatana, usadas indistintamente.

Barbela - dobra de pele na parte inferior do pescoço, ao nível da garganta, podendo se estender até o ante peito.

Barriga Inchada - pode ser sintoma de Ascite Infecciosa ou Hidropsia, hipertrofia (aumento) dos órgãos internos, gases, prisão de ventre, etc. Pode ser causada por uma alimentação deficiente e pouco variada, deixe o peixe afectado 1 dia ou 2 sem comer e reinicie a alimentação de forma correra, utilize sempre os melhores alimentos e varie o cardápio, oferecendo também alimentos vivos. Porém se for Ascite não há nada a fazer, pois ela não tem cura. Veja também Hidropsia, a seguir.

Basset - tipo de cão que possui o corpo semelhante ao de outro maior do qual deriva, suportado por membros encurtados.

Belton - pelagem branca salpicada de manchas finas ou de mosqueados.

Bentônico - São organismos cujo ciclo de vida se dá preferencialmente fixo ou intimamente ligado ao assoalho marinho. Veja também Séssil e Vágil .

Bexiga - natatória - Veja Vesícula Gasosa.

Bichon - palavra francesa derivada de barbichon, um pequeno cão de companhia de pelo longo ou curto, frisado ou liso.

Bicolor - pelagem de duas cores distintas.

Bio-ball - Nome comercial de um dispositivo cujo objectivo é fornecer uma extensa superfície para fixação de bactérias nitrificantes em espaço reduzido.

Bioluminiscencia - Capacidade que alguns organismos vivos possuem de produzir Luz. Muitos animais marinhos possuem esta capacidade. Podem ser usadas para atrair sexualmente um parceiro, como isca ou para defesa.

Biomassa - Quantidade de matéria orgânica viva que existe em uma unidade de área ou volume.

Biota - Conjunto de organismos vivos (animais ou vegetais) em um determinado habitat. Veja também Epifauna,

Biotina (complexo B) - Mantêm a pele em óptimo estado.

Bisso - Veja Byssus.

Bivalve - Grupo de animais que pertencem a classe dos Moluscos, assim como as ostras, mexilhões e Tridacnas. Esses animais possuem duas valvas laterais (conchas) e um pé muscular, fibroso utilizado para fixação (Byssus). Podem ser Sésseis.

BlackWater Extract - Nome comercial de produto que tem como objectivo condicionar a água e duplicar as condições de "água escura". Usado para reproduzir o ambiente amazónico onde são encontrados A. Discos, A. Bandeiras, Tetras e Néons. Contem extracto de turfa, elementos traço e vitaminas.

Blenheim - pelagem caracterizada pela ausência de pigmento no pelo.

Boiadeiro - cão utilizado para conduzir gado.

Bomba de Água - Bombas utilizadas para movimentar a água. Normalmente através de um sistema de pás que empurram a água. Veja mais em Bombas Submersa, Bomba Emersa, Bomba de Recalque ou Bomba de Retorno.

Bomba de Ar - Veja Compressor de Ar.

Bomba de Recalque - Veja Bomba de Retorno.

Bomba de Retorno - Bomba utilizada para fazer a água que foi processada na caixa de tratamento (sump) retornar ao aquário. Pode ser interna (submersa) ou externa (emersa).

Bomba Emersa - Bomba posicionada fora da água. Normalmente utilizada em conjunto com outros equipamentos ou para movimentar grandes volumes de água. Ex. - Dolphin, Quiet One e Little Giant.

Bomba Submersa - Bomba posicionada sob a água. Utilizada para movimentar a água na superfície ou retorná-la ao aquário. Ex. - Sarlo Better, Maxijet, Quiet One, Dolphin. Veja mais em Bomba de Retorno. Com raras excepções, normalmente as bombas submersas não podem ser utilizadas emersas ou fora da água. Veja mais em Bombas Emersas.

Borboletas - Peixes da Família Chaetodontidae. Peixes normalmente pacíficos com outros peixes, podem ser agressivos com peixes da mesma espécie. Alguns alimentam-se basicamente mas não exclusivamente de corais. Ex. - Chaetodon Auriga.

Brachet - Designação medieval para cão sabujo de tamanho médio e pelo raso.

Braco - cão de aponte de pelo duro.

Bragadas - pelo abundante nas coxas, descendo abaixo das culotes.

Branqueamento - Bleaching. Processo no qual os corais perdem suas Zooxanthelas, tornam -se pálidos e podem chegar a morte.

Brânquia - Órgão respiratório de animais aquáticos.

Bronquite (inflamação das brônquios) - sintomas> brônquios inflamadas, indiferença geral, apatia, e às vezes manchas brancas sobre o corpo. Transfira o peixe para o aquário hospital e aumente a aeração, diminua a quantidade de alimentos vivos.

Braquicéfalo - cão de cabeça curta, larga e redonda. (ex. - Bulldog)

Braquiúro - cão cuja cauda é naturalmente curta. (ex. - Pembroke)

Brevilíneo - cão de proporções atarracadas e corpo comprimido.

Bronquite - Inflamação da mucosa dos brônquios. É frequente em cães velhos, e pode ser um dos sintomas da Esgana. Os sintomas da bronquite são ataques de tosse e uma expectoração acinzentada, e na bronquite aguda febre alta. É indispensável levar o animal à consulta veterinária, quanto mais não seja para ver se não trata de esgana.

Brooklynella ou Brooklynella hostilis - Parasita ciliado. Fixa -se na pele e Guelras dos peixes marinhos. Também conhecida como a doença dos palhaços (Clownfish disease), apesar disso, pode afectar qualquer outro peixe marinho. Extremamente rápida e mortal. Sintomas - Aumento na produção de muco, perda de apetite, respiração ofegante, letargia, descoloração da pele ou perda de tecido.

Buffer - Composto utilizado para estabilizar e manter o pH, também chamado de tamponador. Veja mais em Tamponador.

Buraco na cabeça - Veja Doença do Buraco na Cabeça.

Byssus - (Bisso) Estrutura muscular, fibrosa produzida por moluscos bivalves como as tridacnas para fixação no substrato ou rochas.

C

C.r.d. (doença respiratória crónica): As aves apresentam dificuldade em respirar (dispneia), mancha escura no fígado, sendo provocada por Micoplasma (contagiosa para aves).

Cabeça seca - cabeça cinzelada, de pele estreitamente ligada ao osso e músculos chatos.

Cachorrinho do mato - cão que caça no mato, que afugenta a presa, mas não a detêm nem a persegue. (sinónimo de levantador)

Caixa de Tratamento - Aquário auxiliar, pode estar localizado abaixo, atrás ou ao lado do aquário principal. Seu objectivo é reunir todos os equipamentos (bombas, filtros, aquecedor e etc) deixando o aquário principal somente como display. Alem disso aumenta o volume de água trazendo mais estabilidade ao sistema. Também conhecido como sump. Não confundir com dry -wet.

Calcário - Que contem predominantemente carbonato de cálcio em sua formação.

Calcificação - Processo no qual corais e algas coralíneas, extraem cálcio da água marinha e depositam (em sua base) como carbonato de cálcio.

Cálcio / fósforo - Devem estar presentes nos alimentos numa proporção aproximada de 1.5: 1. Também são importantes para os ossos e a estrutura dental.

Calcita - Mineral formado por carbonato de cálcio, utilizado como substrato em aquários marinhos.

Calha - Equipamento muito simples utilizado no aquarismo doce que consiste em um suporte para a iluminação que pode ser incandescente ou fluorescente.

Calhaus - Portugal. Denominação dada a rochas Não vivas. São pedras grandes utilizadas em aquários marinhos com o objectivo de formar uma estrutura.

Calico - Veja Kinguio Calico .

Camada Fértil - Normalmente a camada de substrato mais baixa ou próxima do vidro do fundo que consiste em material rico em nutrientes para a manutenção de plantas aquáticas. Nessa camada podem ser encontrados - Laterita , Húmus de minhoca (tratado), Terra Preta ou Terra Vermelha. Acima dela é colocada a camada isolante ou de fixação das raízes.

Camada Isolante - Normalmente a camada superior ou a mais afastada do vidro do fundo. Pode ser constituída de vários tipos de grãos de cascalho. Seu objectivo principal é fornecer suporte para as raízes e isolar a camada fértil da água.

Camalha: pelos longos e abundantes recobrindo o pescoço e os ombros.

Canister - Termo que se tornou genérico para descrever um filtro externo baseado no conceito de câmara fechada ou estanque. A água por meio de mangueiras é normalmente recebida por gravidade e devolvida ao aquário por meio de uma bomba. Em seu interior recipientes mais ou menos sofisticados, armazenam mídias filtrantes, mídia química e biológica.

Cão de aponte - cão que se imobiliza quando sente a proximidade da presa, apontando para ela.

Cão de ordem - cão sabujo que caça em matilha.

Cão de pista de sangue - cão de caça especializado na busca de caça grossa (caa de grande porte) ferida, também chamada de busca de sangue, porque segue a trilha de sangue deixada pelo animal.

Cão rastreador - cão de aponte adestrado para caça com redes.

Cão sabujo - cão de orelhas pendentes e bom farejador, que persegue a caça.

Capa interna - sub-pêlo.

Carapaça - Nome vulgar para a o revestimento de Artrópodes e de Quelonios. Como exemplo Tartaruga, Snail, Paguro e etc.

Carbonada - pelagem de fundo mais ou menos clara (fulvo ou areia) sombreada de preto, castanho ou azul.

Cardume - Colectivo de peixes normalmente da mesma espécie.

Carnívoro - Animais que se caracterizam principalmente por só se alimentarem de outros animais.

Carpelo - Órgão reprodutor feminino da flor. É constituído pelo Ovário, Estilete e Estigma.

Carraças - Os cães apanham constantemente carraças nos passeios ao campo. As carraças sugam o sangue do animal e podem ser confundidas com verruga. Para tirar as carraças, deitam -se umas gotas de óleo ou álcool sobre o parasita e extraí -se depois a carraça cuidadosamente, de preferência com movimento rotativo. Se a cabeça da carraça ficar agarrada ao cão, pode causar infecção. Por isso deixe um profissional cuidar disso.

Carvão Activado - Utilizado para absorver componentes orgânicos como fenóis. Seu tempo de utilização é limitado. Para se obter o carvão activado o carvão comum (hoje em dia é muito utilizada a casca de coco) é submetido a altas temperaturas, neste processo fica extremamente poroso e de maneira activa atrai e retém as partículas.

Cascalho - Termo genérico para descrever o substrato utilizado na montagem de aquários doces. Possui diversas granulometrias, cada uma adequada a uma finalidade.

Caseína - A caseína é uma proteína extraída do leite, que, para o cão, constitui uma das melhores fontes de aminoácidos indispensáveis.

Castanho - fulvo avermelhado ou alaranjado.

Catabolico - Quebra de proteínas pelo organismo. Veja também Anabólico.

Catarata Verminótica - É causada pela larva de um verme, o Hemistomum spathaceum, cujo adulto é parasita de pássaros aquáticos e cujos ovos saem com suas fezes, caindo na água onde eclodem e as larvas vão infestar o peixe. Não há transmissão de peixe a peixe, porque o verme precisa de uma ave como hospedeiro intermediário, para que se torne infestante. Tratamento - sulfamerazina -sódio, 1 g por litro de água 2 a 3 semanas; Fuadin, 5 ml para 100 litros de água; tártaro emético, 150 mg para 100 1 de água.

Catarro - Destilação lacrimal sem dispneia nem ruídos, fluxo normal, sendo motivado por mudança brusca de temperatura, correntes de ar.

Cátion ou Cationte - Íon que possui carga eléctrica positiva. Veja também Ánion .

Cauda (comprimento) - o ponto de referência para o comprimento da cauda é o jarrete. (equivalente ao calcanhar no cão)

Cauda (postura) - posição da cauda típica da raça, pode ser - enrolada sobre o dorso (akita), na horizontal, em foice, formando arco duplo ou empinada.

Cauda chicote - tipo de cauda do cão de caça.(extremidade da cauda)

Cauda curta - termina acima do jarrete.

Cauda em espiga - cauda ou extremidade da cauda onde os pelos se abrem como uma espiga de trigo.

Cauda longa - termina abaixo do jarrete.

Cauda média - termina na altura do jarrete.

Caulerpa ou Caulerpa racemosa - Macro alga encontrada nas regiões costeiras rochosas ou em fundo arenoso. Utilizada para consumir nutrientes em aquários marinhos.

Cavalo-marinho - Peixes da Família Syngnathidae. Delicados, sensíveis, em risco de extinção. Não são indicados para manutenção em cativeiro por aquaristas inexperientes.

Cefalópode - (Cephalopoda) - Classe de moluscos a que pertencem os polvos, lulas e sibas.

Cefalotórax - Cabeça e tórax soldados na região anterior do corpo de Crustáceos e aracnídeos

Celsius - Escala de temperatura que tem como símbolo "Cº". 0 (zero) Cº equivale a temperatura de congelamento da água e 100 (cem) Cº equivale a temperatura de ebulição da água ao nível do mar.

Celuloses - Elementos de suporte de plantas que constituem uma espécie de esqueleto destas últimas. São compostos por moléculas de glicose com uma interligação mais forte entre si do que no caso do amido. As celuloses permitem assegurar a higiene e o funcionamento do tubo digestivo (designam -se também por fibras).

Cerâmica - Peças de formato cilíndrico, utilizadas na montagem de filtros biológicos. Sua grande área porosa, facilita a fixação de bactérias, multiplicando a área disponível. Muito mais eficiente que bio -balls.

Cernelha - região situada entre o pescoço e o dorso.

Cetáceos - Ordem dos mamíferos adaptados à vida aquática. Baleias, Golfinhos e etc.

Chama - faixa branca estreita, encontrada às vezes na testa.

Chiller - Veja mais em Resfriador.

Chocolate - coloração castanho avermelhado escuro.

Choque - É um acidente comum em peixes recém capturados ou quando são transferidos de aquários com diferentes temperaturas (choque térmico). Quando intenso, pode ser fatal. Sintomas - aceleração dos movimentos respiratórios, o peixe nada com as Barbatanas dobradas e se esconde pelos cantos ou tocas. Quando se assusta, foge apavorado. Tratamento - separar o peixe em outro aquário, deixá-lo bem quieto, dar -lhe um abrigo e iluminar o aquário, quando necessário.

Ciclídeos Africanos ou simplesmente CA - Grupo de peixes que tem origem nos Lagos Malawi, Tanganica e Vitória na África.

Ciclo do Nitrogénio - Veja mais em Nitrificação.

Cinzelado - diz -se de um focinho ou de uma cabeça de linhas puras, com contornos precisos e nítidos, e com relevos bem desenhados. (sinónimo de esculpido)

Cirurgiões - Peixes da Família Acanthuridae. Peixes cirurgiões. Também conhecidos como Tangs, são normalmente pacíficos com peixes de outras espécies mas podem se tornar agressivos com peixes da mesma espécie. Veja em Dicas como manter vários Tangs num aquário. Manter com dieta rica em vegetais.

Cloro - (Cl). Do grego chlóros=esverdeado. Elemento químico de número atómico 17 da série dos halogéneos. Gás extremamente tóxico e de odor irritante. É extremamente perigoso para muitos peixes, sua presença pode levar a morte em poucos minutos.

Clorofila - Pigmento de estrutura química algo semelhante à da hemoglobina do sangue dos mamíferos, solúvel nos solventes orgânicos, que realiza a fotossíntese em presença da luz solar, libertando oxigénio no ar e deste retirando o gás carbónico (Aurélio).

Closed Loop ou Movimentação - Sistema em que a partir de um ponto de colecta de água, a mesma não é enviada ao sump para tratamento mas retorna imediatamente ao aquário principal. A principal vantagem é que obtêm -se maior movimentação de água, sem a adição de bombas internas. Veja adicionalmente Queda de água.

Cnidário - Animais do Filo Cnidário, agrega sob ele as anémonas, água -viva, hidróides e corais.

CO2 - Veja Dióxido de Carbono.

Cob - cão compacto, atarracado com membros relativamente curtos, fortes e de formas arredondadas. ex. - Pug

Cobre ou Cu - Como sulfato de cobre, o cobre é usado para tratamento de doenças e parasitas em aquários doces e marinhos. É importante frisar que o cobre é altamente tóxico para invertebrados marinhos e JAMAIS deve ser usado em aquários com corais e invertebrados.

Coccideose ou Eimeriose - É causada por um parasita, um coccídeo, a Eimeria cyprini. Sintomas - olho fundo, fezes amarelas e o doente nada de cabeça inclinada para baixo. Tratamento - banho rápido em solução de sal, 20 g para 5 litros de água.

Codium ou Codium decorticatum - Macro alga encontrada nas regiões costeiras rochosas ou em fundo arenoso. Utilizada para consumir nutrientes em aquários marinhos.

Codorna - pelagem de fundo branco com manchas rajadas.

Colagénio - O colagénio é uma proteína, a principal componente dos tecidos conjuntivos do animal - tendões aponevroses, cápsulas articulares, cartilagens, matriz do osso…

Colar - marca branca ao redor do pescoço, pelos ao redor do pescoço.

Colibacilose - È a principal causadora de morte nas crias a ave apresenta -se embolada, os ninhos estão húmidos devido ás fêmeas que suam, grande consumo de água. Nas crias entre os primeiros dias de vida (3º e 9º) as crias apresentam emagrecimento, palidez na pele das mucosas (interior do bico e boca), pescoço muito delgado. Enterite aguda. Morte em 48H. As aves apresentam a cloaca obstruída por fezes.

Colina - Incrementa o crescimento e reduz o conteúdo de gorduras no fígado.

Coloração Preta - Pode ser uma doença intestinal (quando a cor não é a normal do peixe). Quando a região que fica preta é a cauda, podemos suspeitar de uma Mylosomose, principalmente quando vem acompanhada dos sintomas dessa doença.

Comensalismo - Forma de Simbiose em que o comensal depende do hospedeiro, do ponto de vista físico ou alimentar. Entretanto o hospedeiro não depende do comensal ou tem qualquer tipo de prejuízo.

Cometa - Veja Kinguio Cometa.

Compatibilidade - Característica que se busca entre animais para que possam ser colocados juntos em um determinado aquário. São os animais que podem coexistir sem perigos ou riscos para ambos.

Complexo B - Assegura o correcto crescimento e a reprodução.

Compressor de ar - Equipamento que bombeia ar através de uma mangueira para o aquário. Normalmente construído com um imã, um oscilador, um diafragma e uma saída. As bolhas de ar são utilizadas para aumentar a oxigenação e/ou movimentar enfeites.

Concavilíneo - cão apresentando perfil côncavo, osso frontal deprimido, uma face achatada, um dorso recolhido.

Condroitina/glucosamina - Moléculas glicídicas que entram na composição da cartilagem e evitam a degenerescência articular.

Condução - Transmissão de calor, directamente de molécula para molécula, através de uma substância ou materiais que estão directamente em contacto.

Condutivímetro - Instrumento que mede a quantidade de íons dissolvidos na solução, fornecendo o grau de concentração.

CONGESTÃO OU INFLAMAÇÃO DAS BARBATANAS. Elas ficam congestionadas (vermelhas) devido à maior quantidade de sangue nelas existentes. Suas causas são, em geral, temperatura inadequada, esfriamento ou superalimentação. Tratamento - banhos de permanganato de potássio, 1 g para 100 litros de água ou de água salgada, 1 g de sal para 1 litro de água, durante 3 min.

Conjuntivite - É uma doença oftálmica mais vulgar nos cães. É provocada por germes que entram nos olhos, juntamente com corpos estranhos. O olho começa a chorar e fica fechado. Aparece depois um inchaço da conjuntiva, a membrana que reveste internamente as pálpebras superiores, a qual fica vermelha. Se a afecção não for logo tratada, no dia seguinte o olho começa a deitar uma secreção purulenta, que fica colada aos pêlos situados em volta do olho. A conjuntivite crónica pode provocar cegueira. Um remédio caseiro para conjuntivite, são as lavagens com água bórica diluída, à temperatura do corpo, ou com solução de sal (1 colher de chá bem cheia de sal para um litro de água). Lava -se bem o olho com essa solução e tira -se o corpo estranho (insecto, grão de areia, semente de planta). Se as lavagens não derem efeito, tem de se consultar o veterinário, pois conjuntivite pode ser um dos sintomas da Leptospirose.

Constipação - Os espirros, o corrimento nasal e uma elevação da temperatura são sintomas inócuos de uma simples constipação, que deve ser tratada com inalações de camomila. Deve também untar -se com vaselina as narinas do cão. Se corrimento nasal for purulento tem de se consultar o veterinário. No caso de o cão não ter sido vacinado contra a Esgana, pode tratar -se de um sintoma desta doença; caso contrário, pode ser provocado por uma infecção dos dentes ou dos ossos da face.

PRISÃO DE VENTRE. Sintomas - perda de apetite, apatia, gases saindo do ânus, fezes duras e compridas como filamentos pendurados no peixe e por ele sendo arrastadas, quando nada; ventre aumentado, ficando ele com a barriga grande. Causas - defeitos de alimentação, principalmente quando dados alimentos secos e enquitréias. Alimentação variada e com alimentos vivos como minhocas, larvas de mosquitos etc, evita o seu aparecimento. Tratamento - dar óleo de rícino ou outro laxante especial vendido no comércio, como o agar -agar, sal de Epson etc. Podemos dá-los por via oral (boca), embebidos em alimentos secos ou sob a forma de clister, por via anal. Deixar o peixe jejuar alguns dias e depois dar -lhe os alimentos vivos já mencionados, excepto minhocas brancas, porque provocam constipação.

Controle de Algas - Algas são vegetais e portanto necessitam de nutrientes e fonte luminosa para prosperarem. A limitação ou controle na quantidade de nutrientes dissolvidos na água, é a melhor ferramenta para o controle e erradicação das algas. Veja mais em Troca Parcial.

Convexilíneo - cão com perfil convexo, osso frontal arqueado.

Convulsões - Podem ter as mais diversas origens. Além da hereditariedade, podem ter outras causas relativamente inócuas; o romper dos dentes nos cães jovens, medo, angústia, choque, mas também um ataque forte de parasitas intestinais. Podem também ser um sintoma de Esgana, caso o cão não tenha sido vacinado. O animal deve ficar deitado em sossego num quarto escuro até que as convulsões passem, e convém levá -lo quanto antes à consulta veterinária para ser examinado.

Copépodo - Crustáceo herbívoro, pertencente ao Zooplâncton, é um dos grupos mais importantes do plâncton.

Cor de pulga - marrom escuro.

Coral Duro - São os corais que possuem estrutura calcária e sólida, como base. Apesar de terem também tentáculos moles em múltiplos de 6 por pólipo. Ex. - Hammer Head.

Coral Mole - São corais que não possuem estrutura calcária sólida. Possuem tentáculos em múltiplos de 8 pólipo. Ex. - Leather, mushroom. Alguns podem inclusive formar pequenas estruturas calcárias.

Corço - fulvo carbonado.

Coriza - Provocada pela bactéria Haemófilus, causa destilação lacrimal com fluxo nasal purulento e odor fétido.

Costiase - É produzido pelo Costia necatrix, flagelado de 15 a 20 micra, que só ataca quando o peixe tem queda de resistência. Localiza -se principalmente sobre as Barbatanas moles que ficam opacas ou turvas. Há entumescimento dos tecidos e hemorragias. O peixe passa a nadar aos balanços, e fica cada vez mais fraco. Não é comum em peixes tropicais. O parasita morre em 30 a 50 min quando fora do peixe, em água acima de 30° C. Quanto maior, mais resistente é o peixe, embora possa morrer, se não for tratado. Tratamento - uma boa alimentação e formalina, 0,85 a 2 ml de uma solução a 40% para 10 litros de água, banhos repetidos de 2 em 2 dias; sal comum, 10 a 15 g para 1 litro de água, banho de 15 a 30 min, de 2 em 2 dias até à cura, mas mudando o peixe de aquário; Tripaflavina, 1 g para 100 litros de água, banhos de 2 em 2 dias cura a doença em 10 dias; Hidrocloreto de quinino 1,3 a 1,6 para 51 de água em aquário sem planta e banho prolongado até à cura.

Criadeira ou Maternidade - Aquário em que são alevins ou muito jovens. O seu objectivo é proporcional a um local protegido em que os animais possam crescer e se desenvolver sem a presença de predadores.

Crinoide - Equinodermo, parente das estrelas -do -mar, ouriços e pepinos -do -mar. Não é um coral.

Crustáceos - Animais que pertencem a um sub -filo do Filo Artrópode. Possuem Cefalotórax e Exoesqueleto . Ex. - Camarão, lagosta, siris, Copépodes.

Cryptocario irritans - Protozoário ciliado. Parasita. Conhecido também como Ictio de água salgada. Este parasita somente sobrevive se um peixe estiver disponível para infestação. Seu ciclo de vida não se completa sem a presença de um peixe. A população desse parasita pode se multiplicar em até 10 vezes a cada 6 a 8 dias. Veja também Ichthyophthirius multifiliis .

Cryptodendrum - Género de anémona. Contem a anémona Cryptodendrum adhaesivum, que faz simbiose com palhaço Amphiprion clarkii.

Culote - pelo longo e abundante recobrindo as coxas. Designa às vezes as franjas da parte posterior das coxas.

Cuneiforme - que tem o formato de cunha, que vai afinando -se.

D

D.I.Y - Do It Yourself ou sua tradução, Faça você mesmo. Sigla que agrupa projectos caseiros ou o desenvolvimento de projectos particulares para substituir produtos industrializados ou para desenvolver soluções particulares. O D.I.Y. atende não somente aqueles que tem prazer em fazer e desenvolver suas próprias soluções como também reduzir o custo dos produtos industrializados.

D.S.B. - Deep Sand Bed. Camada profunda de substrato.

Dactilogirose (FLUKES) - Produzida pelo Dactylogirus, verme parasita de 4 olhos e 2 trombas ligadas às glândulas que secretam um líquido irritante. Típico das guelras, é mais perigoso que o Gyrodactylus. O paciente boqueja, suas guelras aumentam, ficam pálidas, salientes e com as bordas engrossadas, forçando os opérculos a ficarem entreabertos. O parasita se fixa no peixe por meio de um disco especial e introduz sua tromba para sugar -lhe o sangue. Reproduz -se por ovos. No início da doença, podemos tentar o tratamento com azul-de-metileno, 2 mg por litro de água; 2 ml de formalina a 40% para 10 litros de água, banhos de 30 a 45 min, retirando o peixe, logo que apresente sinais de angústia. Usaroxigenaçãodurante o tratamento. Após 3 dias, trocar metade da água e depois de mais 3 dias, trocar, também metade da água. Banho de sal comum, 10 a 15 g por litro de água, 20 min; ácido acético glacial, 1 parte para 500 partes de água, repetindo 3 dias depois; formaldeído, banhos de 5 a 10 min. Pouco comum nos aquários de peixes ornamentais. Quando a infestação é grande, pode haver destruição do tecido branquial e ruptura de vasos, com a morte por asfixia ou hemorragia.

Dáfnia - Daphia sp. Também conhecida como Pulga d'água. São crustáceos medindo entre 2 e 4 mm, ricos em cálcio, Iodo e fósforo tem também alto teor de vitamina A. são tradicionalmente utilizados como alimento vivo. É encontrado na natureza em lagos e alagados.

Deformações dos Maxilares - São provocadas, em geral, pelo Mylosoma cerebralis, como na milosomose.

Deionizador - Processo de "filtragem" da água por troca iónica. Nessa filtragem é realizada a troca de íons em que se absorve os aniontes e cationtes. Essa troca é realizada para se obter uma água de alta resistividade.

Densidade - Razão entre a massa e o volume de uma substância.

Densímetro - Equipamento utilizado para medir a densidade da água salgada ou a quantidade de sal dissolvido.

Desbotado - cor muito atenuada.

Descamação - Pode ser sintoma de tuberculose.

Desnitrificação - Processo do sistema de filtragem em que os nitratos são convertidos por bactérias anaeróbias.

Destilação - Processo de purificação da água através da mudança de estados físicos. De líquido para gasoso e novamente para líquido.

Destruição Traumática das Barbatanas - É causada em geral por brigas, pontas de pedras ou manuseio inadequado. Nos betas há regeneração dos tecidos, enquanto que nos outros peixes, uma cicatrização. Tratamento - isolar o doente e coloca-lo em uma solução de azul-de-metileno a 5 %, na dose de 2 gotas para 5 litros de água, até à cura; 2 a 5 gotas de mercúrio cromo a 5 % para 5 litros de água do aquário, ou pincelar as lesões com mercúrio cromo a 2%.

Detritos - Qualquer material, orgânico ou não que sedimenta no aquário, deve ser removido imediatamente. Uma boa circulação é fundamental para que esse material seja coletado e removido pelo Skimmer .

DH - (Deutsh Hardness) Escala de origem alemã para o nível de dureza da água.

Diarreia nos Cães - Nos cães que não foram vacinados pode ser sintoma de Esgana ou da Leptospirose. Nos outros casos é o sintoma de uma doença no estômago ou de intestinos. O cão deve seguir uma dieta de chá de camomila, água de arroz e biscoito de cão amolecido, com carne picada, tomando também comprimidos de carvão. A diarreia pode também ser provocada por intoxicação. Se o cão tiver sangue nas fezes, pode tratar -se de envenenamento por arsénico.

Diarreia nas Aves - Acontece frequentemente com aves sobretudo quando se alimentam de verduras ou comeram de mais de uma só vez. A diarreia também pode ter sido causada por inflamação intestinal, uma doença grave. Referimo -nos à coccidiose, que tem de ser tratada com medicamentos. Uma análise efectuada pelo veterinário fornece a prova segura e decide sobre o tratamento.

Diatomáceas - Algas castanho -dourado que formam camadas ou finas coberturas sobre as rochas, substrato, vidros ou equipamentos. São indivíduos microscópicos que necessitam de sílica para a formação de sua carapaça. Veja mais em Controle de Algas.

Difusão - Mistura espontânea de uma substância com outra quando entram em contacto ou estão separadas por uma membrana permeável ou uma barreira micro -porosa. A velocidade de difusão é proporcional à concentração das substâncias e directamente proporcional a temperatura.

Dimorfismo sexual - Distinção sexual (externa) entre animais de mesma espécie. A distinção pode estar relacionada a forma do corpo, cor, tamanho ou padrão.

Dinoflagelados - Grupo de animais mono -celulares com flagelo, que pertencem ao Reino Protista. Possuem clorofila e são considerados plantas.

Dióxido de carbono - CO2 É um gás relativamente tóxico, inodoro, incolor e de sabor ácido. É 1.4 vezes mais pesado que o ar. É utilizado pelas plantas para a fotossíntese. Poderoso acidificante da água, é usado para baixar o pH da água.

Diplostomiase - Produzida pelo verme Neodiplostomum cuticola, em sua forma larval e que fica enquistado, cercado por células pigmentadas que dão, por fora, a impressão de pontos pretos. Quando os pontos são muito pequenos, são acastanhados. O quisto contém o verme que vive enrolado e com movimentos muito lentos. Para que infeste um peixe, é preciso que complete seu ciclo evolutivo - um pássaro aquático serve de hospedeiro para o parasita que se localiza no seu intestino. Ao defecar, lança os ovos do verme na água, onde eclodem e as larvas infestam caramujos, passando deles para os peixes. Quando o peixe é comido por uma ave aquática, recomeça o ciclo evolutivo. Para evitar a doença, basta não ter caramujos no aquário. Tratamento - ácido pícrico, 1 g para 1001 de água. Usar 2 a 7 ml para 1 litro de água, para banho de 1 hora. Caso o peixe apresente algum problema, retira-lo imediatamente do banho.

Distal - Ponto mais afastado da base ou origem. Veja também Proximal.

Diurno - Animal ou vegetal que tem seus hábitos alimentares, de reprodução e etc durante o dia. Recolhe -se à noite.

Doença da sola dos pés - Uma forma maligna da Esgana, na qual a doença se agrava muito rapidamente. Um sintoma típico é a formação de calosidade na sola dos pés, o que provoca ruído especial quando o animal anda, assim como a formação de uma calosidade na ponta do nariz. A imunização contra esta doença obtém -se através da administração da vacina múltipla.

Doença das Borbulhas - Causas – super oxigenação da água ou aumento da sua pressão gasosa sobre o peixe, fazendo com que os gases que seriam por ele eliminados, se acumulem debaixo da pele, podendo até matá-lo. Uma boa oxigenação ou a troca, mesmo que parcial, da água, resolvem o problema.

Doença de Weil - Leptospirose.

Doença do Algodão; Fungo Bucal; Mofo dos Peixes; Limo dos Peixes - Muito contagiosa, causada pela bactéria Flexibacter columnaris; ataca peixes marinhos e de água doce. Sintomas - formações, linhas ou manchas branco -azuladas em volta dos lábios dos peixes, os quais ficam inchados, as partes atacadas necrosadas e depois com as lesões com aspecto de maceradas; perda de apetite; os movimentos vão se tornando lentos, toda a parte frontal da cabeça é atacada e o peixe morre. O nome popular "mofo dos peixes" está errado, pois é uma doença por bactéria e não por fungo. O corpo do animal fica revestido por uma camada que parece limo. Tratamento - aureomicina ou terramicina, 50 mg para 5 litros de água, podendo curar em 48 horas; pincelar o local com mertiolato (tintura), pode curar a doença com uma só aplicação; 10.000 a 25.000 U.I. de penicilina por litro de água, repetindo a dose, se preciso, ou 50.000 U.I. curam em 4 a 5 dias; verde -brilhante (VERDE MALAQUITA) dissolvido em álcool etílico; Phenoxethol, sulfamidas, cloromicetina ou acromicina também curam. A mortalidade é de 100% para os peixes sem tratamento.

Doença do Buraco na Cabeça - A doença do buraco na cabeça, mais do que uma patologia é o efeito provocado por uma alimentação deficiente, acarretando carências de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Agentes patogénicos atacam os intestinos deteriorando a membrana intestinal. Os buracos são o efeito da luta do peixe para suprir as carências, retirando do próprio organismo o que lhe falta.

Doença do Neon ou Plistoforose - É produzida pelo Plistophora hyphessohryconis (esporozoário). Ataca principalmente os neons tetra e outros peixes como os paulistinhas, o espada, o engraçadinho etc. Sintomas - perda de apetite, nada sem parar, inclusive à noite; fica muito agoniado, nada em posição anormal (oblíqua); apresenta descoloração, como nos casos do neon tetra e do cardinal, nos quais começa como manchas que se estendem até atingir sua faixa fosforescente; fica separado do cardume; emagrece, ficando desbarrigado; há endurecimento e destruição dos tecidos. Ataca os rins. Não há tratamento especifico. Tentar banho em uma solução de 2,5 g de euflavina ou 2 g de azul de metileno para 100 litros de água, durante 15 dias. Pode ser tentado também o formaldeído. A cura é difícil.

Doença do Veludo - Veja Oodinium.

Doença dos Nós - É um nome dado a várias doenças que apresentam os mesmos sintomas, mas causas diferentes. Sintomas - quistos ou nós na pele, confundidos, às vezes, com os do Ichthyophthirius ou com bolhas ou bolsas provocadas por processos ocorridos no interior dos músculos. Esse grupo de doenças é produzido por esporozoários, parasitas protozoários em forma de amebas, que se reproduzem enquistando no hospedeiro e produzindo centenas ou milhares de esporos de 4 a 20 micra. São encontrados nos órgãos dos peixes, mas raramente na pele, onde são confundidos com os do Ichthyophthirius, mas que não podem ser curados com azul de metileno ou quinino, como ele. Entre os desse grupo temos o Alburnus lucidus; Glugea anomala; Henneguya sp; Leucistus rutilus; Myxolobus dispor; M. exiguus e M. oviformis. Dificilmente atacam um aquário. Não há tratamento.

Doença dos Pontos das Barbatanas nos Labirintideos - É causada pelo Pseudomonas fluorescens. Sintomas - pontos corroídos, às vezes vermelhos cor de sangue na pele e pontos vermelhos claros na pele e Barbatanas. É em geral acompanhada por uma infestação por fungos. Essa bactéria vive livre, sendo uma das mais comuns em aquários. Nos labirintídeos não há o aparecimento de ulcerações ou tumores, como ocorre nas lampréias e enguias. Sintoma principal - presença de uma camada de pó brilhante sobre todo o corpo, Barbatanas, cauda e guelras, onde causa hemorragias e onde deixa seus filamentos. Começa provocando certa irritação e dificuldade respiratória, inclusive aceleração dos movimentos respiratórios. Perda de apetite, movimentos lentos, Barbatanas permanecem dobradas, vem a perda do equilíbrio e o peixe morre. Quando o parasita penetra no cérebro, há descoordenação de movimentos. Podem aparecer úlceras na pele, com cistos do parasita. São encontrados no coração, fígado, baço, rins, estômago, intestinos e órgãos reprodutores. Os cistos são como que grãos cinza esbranquiçados ou laranjas contendo o parasita e encontrados entre os tecidos, parecendo pedrinhas ou areia. Devem ser retirados com uma pinça. Essa doença pode se espalhar rapidamente. Em geral surgem doenças secundárias. Tratamento - sulfato de cobre, 1 g para 1 litro de água e colocar 1 ml dessa solução para cada 2 litro de água do aquário. Repetir a dose 48 horas depois, se não houver melhora acentuada. Antes da aplicação, isolar o doente em outro aquário. Acriflavina dá bons resultados. Elevar a água a 28° C facilita a saída dos parasitas para a água, onde são liquidados.

Doença da Bexiga-natatória. - Sintomas - anormalidades no nadar, pois o peixe fica com a cabeça caída para baixo e para a frente, não consegue ficar nivelado e tem dificuldade para subir à tona, permanecendo às vezes no fundo ou então na superfície, de barriga para cima. Sua causa em geral é alimentar, devido a uma alimentação deficiente e não variada. Basta que seja corrigida a alimentação para os sintomas desaparecerem. Pode ter outras causas como uma paralisia da própria bexiga natatória, por mudança brusca ou acentuada da temperatura. Neste caso; baixamos o nível da água a no máximo 3 vezes a altura do peixe na sua posição normal, pois sendo obrigado a permanecer no fundo, deixa de absorver ar, aumentando suas probabilidades de cura, já bem grandes. Degeneração da bexiga natatória, sintoma de doença infecciosa como a ascite (pelo Ichthyophonus) são outras de suas causas. Os distúrbios do equilíbrio podem ter outras causas como produção de gases intestinais (mesmo tratamento que para a constipação). Não é mortal e o peixe pode viver muito tempo. Boa alimentação e controle da temperatura a evitam. Não há tratamento específico.

Doenças da Pele - A pele do peixe tem uma camada exterior, a epiderme, que secreta um muco viscoso cobrindo todo o corpo do peixe, como uma verdadeira película protectora contra bactérias, fungos etc e que aumenta muito quando a pele fica irritada por picadas, ferimentos etc. A sua diminuição pode ser sintoma de anormalidade. A derme, camada inferior da pele, é formada por feixes de tecidos bastante vascularizados. As escamas são nela fixadas por ligamentos e cobertas por células epiteliais. Quando alguma bactéria penetra no alvéolo onde se fixa a escama e provoca uma inflamação, há logo a produção de exudato (líquido) que causa uma pressão forçando o eriçamento das escamas. Sob a derme estão as células gordurosas, enquanto entre ela e a epiderme, ficam os cromatóforos ou células pigmentares que dão as cores aos peixes. Os peixes com saúde têm sua cor normal. Uma palidez ou descoloração podem significar alteração passageira, mimetismo, doença ou um choque, que ocorre em geral quando um peixe tropical, p. ex. é colocado em aquário com água fria ou sofre mudanças bruscas de temperatura.

Doenças musculares - Percebe -se que o cão sofre de dores nos músculos quando o animal gane de dor quando se mexe ou quando o agarramos. Os músculos estão duros e tensos. Geralmente são provocadas por um resfriamento - trata -se de um simples ataque de reumatismo. Essa inflamação dos músculos pode aparecer quando um caniche é tosquiado no Inverno e não é resguardado depois com uma cobertura quente, quando o cão sai de uma casa aquecida para o frio e a humidade da rua ou quando apanha uma corrente de ar. O animal pode ser tratado com aspirina, mas deve ser examinado pelo veterinário pois dores musculares podem ser sintomas de Leptospirose. O reumatismo infeccioso deve também ser tratado com aspirina, para tirar as dores, mas o cão tem de ir à consulta veterinária, pois o tratamento deve ser prescrito pelo especialista.

Dogue - cão de guarde de grande porte, de cabeça larga, com maxilares fortes. (ex. - molossos de pelo curto)

Dolicocéfalo - cão cuja cabeça é longa e estreita. (ex. - galgos)

Donzelas - Peixes da Família Pomacentridae. Territorialistas, podem ser extremamente agressivos. Devem preferencialmente ser os últimos peixes a serem introduzidos em um aquário.

Dores de Ouvidos - As doenças dos ouvidos devem ser tratadas pelo veterinário. As dores de ouvidos podem ser causadas por uma série de doenças, que provocam uma inflamação na mucosa exterior do canal auditivo. O cão coça repetidamente as orelhas. A infecção pode ser causada pela acumulação de cera nos ouvidos, mas também pela sarna (ácaros) ou por eczema. As orelhas do cão devem ser examinadas com regularidade. Os sintomas da infecção são a vermelhidão, crostas castanhas e por vezes um cheiro desagradável. Nos cães jovens a inflamação pode ser provocada por corpos estranhos que entram nos ouvidos (bocadinhos de plantas, falhas de madeira), que provocam comichão ou dores e têm de ser extraídos pelo veterinário.

Dosing pump - Equipamento que lentamente (praticamente gota a gota) adiciona uma determinada substância ao volume total de água do aquário. É utilizada para repor água ou kalkwasser ou outros suplementos. Veja mais em Kalkwasser.

Drosófila - Drosophila melanogaster. Pequena espécie de mosca utilizada largamente como alimento vivo e como modelo para experimentos em genética. São também conhecidas como moscas de frutas.

Dry/Wet - (Seco/Molhado) Sistema de filtragem em que numa caixa de tratamento, são acondicionados elementos que facilitam a fixação de bactérias. Esses elementos podem ser bio -balls ou anéis de Cerâmica ou qualquer outro elemento que proporcione uma grande superfície. Sua maior característica é que os elementos não permanecem "submersos" mas ao contrário são mantidos emersos sob uma intensa aspersão de água. Um sistema como um "chuveiro", mantêm um permanente e constante pinga -pinga de água sobre os elementos. Dessa forma, as bactérias a cada pingo de água (wet) recebem o nutriente dissolvido na água e ao mesmo tempo tem um fornecimento permanente de oxigénio (dry). O sistema Dry/Wet não deve ser confundido com Sump. Veja também Caixa de Tratamento.

Dureza Geral - Medida para a quantidade de minerais dissolvidos na água. Quanto mais minerais, mais dura é a água. Os discos, preferem Água Mole.

Durso - Sistema que através de um Sifão auto -sustentável elimina ou reduz drasticamente a formação de bolhas no sump e o ruído característico da Queda da água.

E

Eczema - (inflamação da pele, muita vezes húmida). Pode ser provocado por parasitas como pulgas, piolhos e ácaros, (caso da sarna), que obrigam o cão a coçar -se muito. O eczema pode também ser causado por uma alimentação demasiado rica em hidratos de carbono (pão, massas, biscoitos, batatas). As erupções na pele podem ser também o sintoma de uma alergia (a determinadas plantas ou têxteis).

Elemento Traço - São os diversos elementos encontrados dissolvidos na água natural em pouquíssima quantidade, em geral em concentrações de menos de uma parte por milhão, chegando até a uma parte por trilhão. Mesmo assim não deixam de ter sua importância. São consumidos pelos animais e podem ser repostos através de alimentos, trocas parciais ou suplementos industrializados. Carbono, Cobalto, Lítio, Mercúrio, Rubídio, Prata, Bário, Cromo, Molibdênio, tungstênio, Selênio, Cádmio, Arsênio, Manganês, Urânio, Neônio, Vanádio, Xenônio, Níquel, Germânio, FErro, Tório, Zinco, Escândio, Alumínio, Bismuto, Chumbo, Titânio, Cobre, Ouro, Antimônio, Niôbio, Césio, Gálio, Cério, Hélio, Criptônio, Berílio, Írio, Protactínio, Estanho, Rádio, Lantânio, Radônio.

Eletrorrecepção - sistema que permite que os peixes percebam pequenas variações na corrente eléctrica, ocasionada por outros peixes. Veja também - Quimiorrecepção , Linha Lateral , Ouvido Interno.

Emagrecimento ou Octomicose - Quando o peixe emagrece muito, não sendo por fome, podemos pensar em tuberculose e depois em octomicose, produzida por um flagelado que vive em seus órgãos internos, o Octomitus. Ataca os peixes vivíparos, o Cichlasoma, o Discus, o Heterandria, o Scalare etc. Usar tripaflavina ou calomelano na dose de 2 g para 1 k de alimentos, durante 4 dias.

Empenachada - pelagem caracterizada pela presença de manchas brancas sobre um fundo unicolor.

Endémico - Peculiar a determinada população ou região (Aurélio). Restrito a uma determinada região, ou dela nativa (Michaelis).

Endoparasita - Parasita que se aloja na parte interna do corpo do hospedeiro. Veja Parasitismo.

Enjoo - Os cães, tal como os homens, enjoam no automóvel, no avião e no barco, sobretudo se houver balanços. Antes de mais nada, tem de se habituar gradualmente o cachorro ao automóvel; existem também medicamentos contra os vómitos que o veterinário lhe receitará em caso de necessidade. O cão deve fazer a viagem em estado de jejum, mas também não convém que esteja esfomeado.

Enquitréia - Enchytraeus albidus Anelídeo com aproximadamente 2 cm, largamente utilizado como alimento vivo. Reproduz -se com facilidade já que possui ambos os sexos. São ricos em gordura. Como as minhocas, preferem locais sombreados, úmidos e com muita matéria orgânica.

Entacmaea - Género de anémona. Contem a anémona Entacmae quadricolor, que faz simbiose com 13 espécies de palhaços.

Envenenamento ou Intoxicação - Causas - ingestão de alimentos estragados, águas poluídas e outras de ordens química ou biológica. Não é doença mas pode ser mortal, se o peixe não for removido do aquário contaminado e colocado em outro com água limpa, nova e de boa qualidade (ver intoxicações).

Enxofre - Importante para a formação de certos aminoácidos (aqueles a base de enxofre).

Enzima - Molécula orgânica que pode acelerar ou desencadear uma reacção bioquímica no organismo.

Epifauna - Grupo de animais bentônicos que habitam a superfície do substrato.

Equinococose - Doença provocada por parasitas intestinais de corpo segmentado (ténias) que pode ser transmitida ao homem através de um contacto muito íntimo com o cão ou de alimentos contaminados por fezes infectadas. As medidas preventivas contra esta doença são uma higiene rigorosa e uma desparasitação regular do cão.

Equinodermo - Filo que possui como característica a simetria radial do corpo e exoesqueleto calcário recoberto por espinhos. Ex. - Estrelas, Ouriços -do -Mar, Ofiuros.

Ergasilus - Parasita directo. O crustáceo Ergasilus sp é um copépode de aproximadamente 1,5 mm que fixa -se nas guelras dos peixes. Somente as fêmeas são parasitas, enquanto que os machos são organismos livres. a perda de sangue pelo animal é a consequência mais visível e directa, embora infecções nos locais "perfurados" e apodrecimento da pele também sejam observados.

Ergots - dedo lateral das patas traseiras.

Escalpo - Espinho afiado e retráctil Localizado no Pedúnculo Caudal, usado para defesa e ataque pelos peixes cirurgiões (Tangs).

Escama - As escamas são formadas por tecido ósseo, e tem origem na derme, a parte mais profunda da pele. É item importante na classificação zoológica. As escamas podem ser - Ciclóides, Ctenóides, Ganóides, Placóides.

Escamas Eriçadas - Pode ser em todo o corpo ou em apenas algumas partes. Quando é generalizada, encontramos pontos vermelhos ou equimoses pelo corpo e Barbatanas. As escamas podem ficar dilaceradas e até mesmo cair, se o peixe sofrer alguma fricção. Elas ficam eriçadas devido à pressão dos líquidos contidos nos tecidos, bastando fazermos uma pressão sobre uma escama, para que debaixo dela saia esse líquido. Podem ser sintoma de várias doenças como hidropsia pelo Vibrio piscium e muito contagiosa ou pelo Bacterium lepidorthosae (lepidortose). Sintomas - curso lento; levantamento das escamas 3 a 4 semanas depois da contaminação; movimentos lentos; respiração acelerada; cauda fica paralisada; doente fica só perto da superfície e morre em poucos dias. Quando a infecção é aguda, nem há eriçamento das escamas, mas as manchas na pele da barriga, sempre aparecem. Nos aquários, ocorre principalmente nos laberintídeos e com mais frequência, nos betas e peixes paraíso. Embora contagiosa, não provoca epizootias. Não há tratamento eficaz e o doente deve ser sacrificado, o aquário bem desinfectado e troca de toda a água. Tratamento - tentar com tripaflavina, 1 ml para 201 de água, banhos de 24 a 48 horas. Desinfectar o aquário com permanganato de potássio a 2%.

Escova - cauda parecida com a da raposa.

Escumador - Portugal. Veja Skimmer .

Esferovite - Poliestireno expandido. Mesmo que isopor.

Esgalgado - Ventre muito recolhido (ex. - Greyhound).

Esgana - Uma doença que pode evitar ao seu cão, vacinando -o de acordo com as indicações do veterinário. A vacinação múltipla contra a esgana, a hepatite e a Leptospirose devem ser repetidas todos os anos, mesmo que não saia com o cão para o estrangeiro. A esgana é uma doença provocada por um vírus, que pode ser contraída por contágio directo ou indirecto (por exemplo, farejando em locais onde esteve um cão doente). As formas desta doença são várias - esgana catarral - seis a nove dias depois do contágio, o cão têm febre alta durante um dia. Manifesta -se depois uma inflamação das mucosas da cabeça, que provoca corrimento nasal e dos olhos. O cão fica apático e mal disposto, não come e manifesta por vezes uma sede intensa. A febre sobe depois novamente.

Esgana estomacal - Depois do acesso de febre inicial, o vírus ataca o estômago e os intestinos. Vómitos de mucosidades acastanhadas, febre, inflamação das mucosas da boca e hálito pestilento, diarreia fétida que se pode manter semanas. O cão tanto vomita a água como os alimentos sólidos.

Esgana nervosa - Provoca espasmos, convulsões e paralisias, pois o vírus aloja -se no sistema nervoso central. A esgana nervosa é quase sempre fatal. Quando há suspeitas de esgana, tem de se chamar imediatamente o veterinário a cãs. Não se deve levar o cão para a sal de espera da consulta veterinária, pois pode contagiar outros animais.

Esgana pulmonar - Depois do primeiro acesso de febre, aparece uma bronquite ou uma infecção pulmonar. Tosse seca, febre, dificuldades respiratórias.

Esperma - Gâmeta masculino.

Esponja - Elemento filtrante, utilizado em diversos tipos de filtros internos e externos. Material plástico de baixa densidade, flexível e poroso.

Esponja ou Espongiários - Animal marinho cuja classificação esta muito baixa na escala zoológica, também chamado de inferior. Não possui simetria nas formas do corpo, tubo digestivo ou sistema nervoso central. Pertencente ao grupo dos metazoários e que constitui o género típico da divisão dos espongiários.

Estame - Órgão masculino das plantas Angiospérmicas, ou seja, das plantas que produzem flores. Órgão masculino da flor, constituído de Filete e Antera.

Esterilização por UV - A oxidação por Ultra Violeta, resulta da passagem da água sob luz Ultra -violeta que resulta na absorção de luz a 185nn, resultando na oxidação de materiais orgânicos ionizáveis. A esterilização é realizada pela absorção da luz a 254nn que destrói o DNA e RNA dos microrganismos resultando na morte da célula.

Estigma - (Vegetal) Extremidade superior do Estilete, adaptada para receber o pólen.

Estilete - (Vegetal) Parte do Carpelo que une o Ovário ao Estigma e por dentro do qual cresce o tubo polínico até alcançar o óvulo.

Estrela - marca branca com contornos irregulares na testa ou no ante peito.

Estrela-do-mar - Grupo de animais pertencentes a uma das classes dos Equinodermos (Asteroidea).

Estrôncio - SR. Elemento que compõem o grupo dos Elementos Traço. é necessário para garantir um crescimento saudável de corais e tridacnas. Comercialmente, existem produtos para adicionar Estrôncio ao aquário marinho.

Eumétrico - cão de porte médio.

Exoesqueleto - Esqueleto externo, como a casca dos crustáceos, formado por uma estrutura dura que reveste o corpo de certos animais e que lhes dá sustentação e protecção.

Exoftalmia, Olhos Saltados ou Pop-Eye - Mais comum nos peixes de água salgada do que nos de água doce. Pode ser uma simples inflamação, podendo o peixe curar -se; uma hemorragia dos capilares, por pressão interna de gás; uma hidropsia etc. Em geral devemos sacrificar o doente. Pode ser consequência de tuberculose ou infecção pelo Pseudomonas punctatus, embora nem sempre ele seja encontrado nas lesões. Sintomas - 1 ou 2 olhos aumentados, parecendo que vão saltar das órbitas. Os escalares são muito sujeitos a ela. Tratamento - o mais simples é com o banho de sal durante 36 horas e depois aplicação de um colírio como o Argirol a 5 %. Não há tratamento específico. Baixar a temperatura da água diminui a pressão.

F

F.B.F. - Veja Filtro Biológico de Fundo.

Factor anti-nutricional - Molécula existente num alimento e que restringe ou altera a absorção intestinal de um ou mais nutrientes. Os factores anti -nutricionais são frequentemente destruídos pela cozedura.

Falsa muda - As dificuldades na muda de pena podem, geralmente, ser provocadas por uma alimentação errada, excesso de luminosidade, stress, e até por estranharem a mudança de instalações. As aves não mudam de pena como é normal, no prazo de 4 a 8 semanas, precisando de meses para o fazer, caso o consigam. As penas novas não têm brilho e partem -se, muitas vezes caem logo de seguida. A ave deixa de cantar.

Farinha de aves - Igual a comida a base de frango, mas inclui outros tipos de aves de capoeira, frequentemente o peru.

Farinha de aves de capoeira - Alimento a base de produtos derivados do frango, pode incluir outros tipos de aves de capoeira, frequentemente o peru.

Farinha de carne - Tecido de mamíferos e carne de órgãos, geralmente de bovinos. No deve incluir pêlos, presunhos, chifres, couro, o estômago o rumem.

Farinha de cordeiro - Produto desidratado a base de carne de cordeiro, excluindo pêlos, presunhos, chifres e couro, adubo e conteúdo estomacal.

Farinha de frango - Desidratada e moída, uma combinação de carne de frango e pele, com ou sem osso, com penas, cabeças, patas e viceras.

Farinha de pato - Uma combinação de carne e pele frescas, desidratada e moída, com ou sem osso, excluindo penas, cabeças, patas e viceras, os quais são uma excelente fonte de proteínas, cálcio e fósforo (se forem incluídos os ossos).

Farinha de soja - Feijão de soja moído após realizada a extracção química ou mecânica do seu óleo. A sua proteína concentra - 70% proteína contendo a maioria dos açucares solúveis e anti nutricionais factores previamente retirados durante o processo. Baixa proteína alergénicas, altas proteínas solúveis.

Farinha de sub-produtos do frango - Consta de partes limpas do frango morto desidratado e moído. Pode incluir pescoços, patas, ovos por desenvolver e intestinos, mas não deve incluir penas.

Factor Abiótico - São os componentes não vivos de um ecossistema. É o substrato físico e químico, que fornece os subsídios e condições materiais que permitem aos seres vivos (Fator Biótico) sobreviver.

Febre - a temperatura do cão é tirada no ânus, colocando o animal em cima de uma mesa, se ele for pequeno. A temperatura normal é de 37 a 39°c. Os cães novos e cães pequenos têm temperatura normal mais elevada.

Feridas ou Ferimentos - Quando no olho ou na retina, podem ser causados por picadas de outros peixes, crustáceos, parasitas ou mesmo ulcerações. Nas feridas das Barbatanas, pele e brânquias, notamos a pele rosada. A cauda em geral é a mais atingida. Podem ser causadas também por crustáceos das guelras, piolhos ou doenças dos órgãos internos, como a ictiofonose, por ex. Quarentena - 3 a 8 dias, embora não haja contágio. Tratamento - 3 a 8 dias. Separar o doente e colocá-lo em água nova com permanganato de potássio a 2%, dar pouca alimentação ou pincelar o ferimento com tintura de iodo, mertiolato etc.

Ferro - (Fe) Micronutriente utilizado em aquários plantados e paludários. Faz parte da cadeia respiratória e fotossíntese. É essencial para a formação de açúcares e amidos. Também activa outras enzimas. Importante para a respiração celular, é um “transportador” do oxigénio.

Fezes - As fezes são o espelho da saúde do nosso cão. A diarreia deve ser sempre interpretada como sinal de alarme. É também o exame das fezes que nos indica se o cão sofre de parasitas intestinais. O cão deve começar imediatamente a fazer dieta - três refeições diárias, com muita carne, ovos e queijo fresco, além de alguns legumes e deve tomar carvão todos os dias, durante três meses.

Fibras alimentares – Componentes presentes nos vegetais formados pela celulose, as hemi -celuloses e as pectinas não assimiláveis pelo organismo. Muito embora não possuam um poder nutritivo directo, as fibras alimentares são muito importantes devido ao seu papel: as fibras insolúveis facilitam o trânsito intestinal, enquanto que as solúveis ou susceptíveis de fermentar participam na protecção da parede intestinal e no combate contra as bactérias responsáveis por diarreias.

Filamento mesentérico - Parte do sistema digestivo de anémonas e corais. Usado também para marcar território defensivamente ou agressivamente.

Filete - Parte do Estame que sustenta a Antera.

Filtração da Água - Processo em que são retidas partículas. Sua efectividade está directamente relacionada com o diâmetro dos poros.

Filtragem - Sistema que remove partículas dissolvidas ou em suspensão na água.

Filtro Biológico de Fundo - Um dos mais antigos, simples e barato sistemas de filtragem para aquários. Consiste em um conjunto de placas perfuradas colocadas sobre o fundo do aquário e acima delas uma camada de cascalho. Possui ao menos uma placa na qual são acoplados tubos e um Compressor de Ar ou Bomba Submersa. O compressor de ar ou a bomba submersa lançam a água para fora dos tubos o que gera uma pressão negativa em seu interior e assim, a água é forçada a passar pelo cascalho e pelas placas perfuradas. A medida que a água é movimentada, partículas suspensas ou diluídas são carregadas e aprisionadas no cascalho ou nas placas. O cascalho oferece então um ambiente adequado para a fixação de bactérias que irão metabolizar os compostos orgânicos.

Fitoplancton - Vegetais platónicos, geralmente unicelulares (algas).

Flor - Parte das plantas Angiospérmicas onde se encontram os órgãos reprodutores ou sexuais.

Flotador - Veja mais em Skimmer.

Flukes - Vêr girodactilose.

Fluval - Modelo de filtro externo do tipo Canister produzido pela Hagen.

Foam Fractionation - Fracionador por espuma. Veja mais em Skimmer.

Fole - caixa toráxica.

Fosfato - Nutriente essencial a sobrevivência de todos os seres vivos mas deve ser mantido controlado e limitado em aquários, caso contrário pode fomentar uma explosão no crescimento de algas indesejáveis.

Fosfato Inorgânico - A principal forma e fonte de fósforo usado pelas algas.

Fossa Abissal - A região mais profunda dos oceanos. Somente animais especialmente adaptados sobrevivem nessa região.

Fossa Submarina - Encontradas na maioria dos oceanos, possuem em geral a forma de um arco e estão associadas a um colar de ilhas.

Foto-autotrófico - Organismo vegetal capaz de sintetizar matéria orgânica directamente de materiais abióticos e energia luminosa.

Foto-período - É a relação entre a duração do período de claridade ou luz e o de escuro ou noite durante as 24 horas de um dia. Todo animal necessita de um foto -período regular.

Fotossíntese - É a construção de compostos químicos a partir de energia luminosa, água e gás carbónico

Fracionador - Veja mais em Skimmer.

Fracturas ósseas - Provocadas geralmente por acidentes, têm de ser tratadas pelo veterinário. O osso é metido em talas ou ligado com uma ligadura de gesso.

Frango desidratado - Carne de frango limpa e sem pele, desidratada em flocos, ossos, penas, cabeças, patas e viceras. É um produto derivado da hidrólise ácida/enzimática da carne de frango, excluindo pele, penas, cabeças, patas, ossos e as viceras.

Frango fresco - Carne de frango limpa fresca sem pele, ossos, penas, cabeças, patas e viceras que tenham menos de 24 horas.

Frango hidrolisado - Carne de frango limpa fresca sem pele, ossos, penas, cabeças, patas e viceras preparadas em patê líquido, digeridas com enzimas e estabilizadas com ácidos.

Franja - pelos longos formando uma faixa nos contornos das conchas das orelhas, na parte posterior dos membros, na cauda e no ventre.

Frústulas - Carapaça das diatomáceas da Classe Bacillariophyceae, formada por Dióxido de Silício, composta por duas valvas.

Fruto-oligossacarídeos (FOS) - Lúcidos especiais pertencentes á categoria das fibras fermentes cíveis (beterraba, soja, psyllium) que permitem inibir a proliferação de bactérias nocivas no tubo digestivo, estimular o sistema imunitário e melhorar a absorção dos nutrientes.

Fulvo - cor amarela, as marcas “fogo” são fulvos. Também pode significar mistura de branco, vermelho e preto ou marrom.

Fungo Bucal - Vêr doença do algodão.

Fungos nos Olhos - É muito perigosa, porque eles podem penetrar no cérebro, com fatais consequências. O tratamento é diferente dos usados para as outras fungoses e, para isso, pegamos um cotonete com algodão na ponta, molhado com uma solução de nitrato de prata a 1 % e o aplicamos sobre o olho infestado. Fazemos depois um segundo toque, mas com uma solução a 1 % de bicarbonato de potássio, para evitar uma re-infestação e colocamos o doente em um banho de bicarbonato de potássio, 1 g para 30 litros de água, até à cura. Durante esse tempo, repetir o tratamento local.

Fungos - As feridas dos peixes são em geral atacadas por fungos, sob a forma de uma placa fina e macia sobre toda a região lesada. Pode ser fatal. Tratamento - aureomicina, 1 g para 100 litros de água.

G

G.P.H - Abreviação, Galões por hora, unidade de medida para volume de água. Usado normalmente em bombas e filtros. 1 galão equivale a aproximadamente 3,79 Litros.

Gameta - Célula sexual que contem 50% do numero de cromossomas de um organismo. Ex. - Ovo, espermatozóide. Veja mais em Reprodução sexuada.

Garupa - Região da bacia.

Gases Dissolvidos - Gases dissolvidos na água marinha, Nitrogénio, Oxigénio, Argônio, Neônio, Hélio, Hidrogénio, Dióxido de Carbono.

Gastrite - Inflamação da mucosa do estômago.

Gastroentrite - A ave apresenta falta de apetite, semi -embolada, não chega a digerir as sementes, muita sede, diarreia, emagrecimento. Se não for tratada morre, passando os últimos momentos tentado alimentar -se. Podendo ser provocado por mudanças bruscas na alimentação ou por contaminação por colibacilos ou salmonelas.

Gastrópode - Grupo de animais pertencentes a uma das classes dos moluscos. Possuem cabeça com olhos e tentáculos, um pé musculoso chato, e concha espiralada. Ex. - Snail .

Gázeo - olho despigmentado, a parte despigmentada do olho gázeo é cinza, azul claro, cinza azulado e às vezes esbranquiçado.

General Hardness - Medida da concentração de íons de Cálcio (Ca++) e de Magnésio (Mg++) dissolvidos na água.

Gimnodactilose - muito contagiosa, produzida pelo Gymnodactylus apresenta como sintoma, o fato de o doente dar corridas súbitas e rápidas e paradas também bruscas. Tratamento - banho de ácido acético glacial, 1 parte para 500 partes de água, banho de 20 segundos, 2 dias seguidos ou formaldeído, 4 gotas em 1 litro de água, durante 5 min, bem como banho de permanganato de potássio, 3 g para 1 litro de água.

Gineceu - Conjunto dos órgãos reprodutores femininos de uma flor.

Girodactilose - Causa - Gyrodactylus, verme cego de 0,5 a 0,8 mm de comprimento, que tem uma ventosa na boca e um gancho na cauda, pelo qual se fixa no peixe. Este vai ficando cada vez mais pálido, a pele produz mais mucosidade e com manchas ou pontos hemorrágicos também nas Barbatanas. Mesmo quando as guelras não são afectadas, há respiração acelerada. O peixe fica triste, cansado, com os movimentos cada vez mais lentos, permanece na superfície e morre. A confirmação da doença, pode ser feita em laboratório. Tratamento - banhos de 30 min em formalina, 2 ml de solução a 40% para 10 litros de água, morrendo o parasita em menos de 20 minutos. Boa oxigenação durante o banho; azul de metileno a 5 % , uma gota por litro de água; 10 a 15 g de sal em 1 litro de água, banhos de 20 min. As más condições do aquário concorrem para o aparecimento da doença.

Glúcidos - Compostos orgânicos com um papel essencialmente energético. Alguns glúcidos possuem uma função estrutural ou de higiene do tubo digestivo. Classificam -se em duas categorias em função da sua composição: - Os glúcidos ditos complexos, de entre os quais os amidos (fontes de energia) e as fibras alimentares (indispensáveis á higiene global do tubo digestivo) - Os glúcidos ditos simples, também denominados «açúcares» (glicose, frutose, sacarose, lactose...) que se encontram nos frutos, mel, leite, açúcar e seus derivados.

Gobies - Peixes da Família Gobiidae. A maioria é de pequeno porte. Pacífico entretanto são territorialistas com peixes da mesma espécie.

Gonopodium - Barbatana anal modificada dos Poecilídeos machos, utilizado para transferir esperma para as fêmeas.

Gravidade Específica - Razão entre a densidade de um líquido e da água destilada, esta é medida em 1,000 e a água salgada varia entre 1.020 e 1.030.

Gravidez aparente - Manifesta -se principalmente nas cadelas que nunca pariram, com todos os sintomas de uma verdadeira gravidez. Este estado pode ser evitado de uma vez para sempre através da castração ou remoção do útero. Uma outra possibilidade de tratamento consiste em deixar a cadela parir uma vez.

Grifo - cão de aponte ou sabujo de pelo longo ou semi longo, eriçado, desgrenhado ou hirsuto.

Guelra - Membranas através das quais os peixes excretam gás carbónico (e amónia) e absorvem oxigénio da água.

H

Hadal - Ambiente Bentônico das Fossa Submarinas.

Halimeda - Halimeda sp. Macro -alga. Seu esqueleto calcário é utilizado como substrato na montagem de aquários marinhos e para ciclídeos.

Hepatite - (infecção do fígado). É uma das doenças contra a qual a vacina múltipla confere imunidade. É provocada por um vírus e aparece em todas as idades. Os sintomas da doença são febre alta, vómitos e diarreia e mais tarde icterícia acompanhada por convulsões. A doença, que deve ser tratada pelo veterinário, provoca a morte ao fim de poucos dias ou de algumas horas. Na ave apresenta -se embolada e com dificuldades respiratória, parecendo cansada, fígado inchado e escuro, fezes acastanhadas e diarreias, podendo ser causada pela alimentação excessivamente rica em sementes gordas (nabo, colza, semilha, cânhamo, girassol).

Hermit Crab - Veja mais em Paguro.

Heteractis - Género de anémona. Contem as anémonas Heteractis aurora, H. crispa, H. magnífica e H. malu. Em conjunto fazem simbiose com 19 espécies de palhaços.

Heteropolaria - Heteropolaria colisarum. Protozoário, parasita unicelular. Fixam -se sobre lesões na pele, alimentando -se não do peixe mas de bactérias secundárias.

Híbrido - Animal ou vegetal que resulta do cruzamento de espécies diferentes.

Hidra de agua doce - É um pequeno animal medindo 2 cm de comprimento, cujo corpo é formado por um verdadeiro saco com um orifício único, que serve de boca e ânus e pelo qual entram os alimentos ingeridos e saem os excrementos. Sua multiplicação é muito rápida, infestando todo o aquário, com grande rapidez. Como ataca e come peixes pequenos, deve ser combatida. Para impedir sua entrada no aquário devemos examinar rigorosamente todas as plantas antes de serem nele colocadas, lavá-las com água corrente e depois mergulha -las em uma solução de permanganato de potássio ou azul de metileno. Os Trichogasters são grandes devoradores de Hidras.

Hidrólise - É ruptura das proteínas (largas correntes de aminoácidos constituintes das proteínas) e convertidas em péptidos (pequenas correntes de aminoácidos). Hormonas - Substâncias indispensáveis ao funcionamento dos órgãos entre si, segregadas pelas glândulas endócrinas (ex: tiróide, pâncreas, glândulas supra-renais,...) e transportadas pelo sangue. Condicionam a actividade dos órgãos ou das células alvo, ao estimular ou inibir o seu funcionamento.

Hidrômetro - Equipamento utilizado para medir a gravidade específica da água salgada, ou um parâmetro para a quantidade de sal dissolvida.

Hidropsia - Causada pelo Aeromonas punctatus, comum nos ciprinideos, mas relativamente rara nos outros peixes de aquário, principalmente tropicais, muito resistentes a ela. A mortalidade dos doentes é de 30 a 40%. Produz deformações, úlceras, ascite (barriga d'água) etc. Na forma generalizada, os doentes ficam muito inchados (edemaciados) e, por isso, suas escamas ficam muito eriçadas, chegando a formar um ângulo de 90° em relação ao corpo ou então sob a forma localizada, com os mesmos sintomas, mas localizados apenas em algumas partes do corpo. Cura quase impossível. Tentar com injecções de cloromicetina, 0,1 mg para 10 g de peso vivo; streptomicina, 1 mg para 50 g de peso vivo, sulfamidas, Phenoxethol, 10 a 20 ml de uma solução a 1 % por litro, colocada aos poucos, por 24 horas. Período de incubação - 4 a 8 dias. Isolar o doente e desinfectar o aquário. Diagnóstico - pelos sintomas ou em laboratórios.

Hidróxido Cálcio - Solução saturada de hidróxido ou óxido de cálcio. Dissolvido em água deionizada ou de osmose -reversa, é adicionado lentamente na água do aquário para repor a evaporação e manter os altos níveis de cálcio, pH e alcalinidade. Mesmo que Kalkwasser.

Hipermétrico - cão de porte superior a média.

Holoplâncton - Organismos que tem seu ciclo de vida completo no plâncton.

Hormonas - Substâncias indispensáveis ao funcionamento dos órgãos entre si, segregadas pelas glândulas endócrinas (ex - tiróide, pâncreas, glândulas supra -renais, ...) e transportadas pelo sangue. Condicionam a actividade dos órgãos ou das células alvo, ao estimular ou inibir o seu funcionamento.

Hospede - Um dos membros de uma simbiose. Normalmente é o menor organismo, aquele que é abrigado pelo hospedeiro. No relacionamento (simbiose) entre anémonas e palhaços, a anémona é o hospedeiro e o palhaço é o hospede.

Hospedeiro - Um dos membros de uma simbiose. Normalmente é o maior organismo, aquele que abriga o hóspede. No relacionamento (simbiose) entre anémonas e palhaços, a anémona é o hospedeiro e o palhaço o hospede.

Host - Hospedeiro, Veja mais em Hospedeiro.

HQI - Lâmpadas que combinam vários tipos de vapores para gerar um espectro de luz. Consomem grande quantidade de energia eléctrica e geram altas temperaturas. São lâmpadas muito eficientes, as apropriadas para aquários marinhos tem 10.000 K, para aquários de plantas a partir de 6.500 K.

Húmus - Matéria escura e fértil composta da decomposição de plantas e ou animais. O húmus forma a porção orgânica do solo. É utilizado em aquários plantados após lento processo de limpeza, fervura e secagem.

I

Ichthyophthirius multifiliis - Protozoário ciliado. Parasita. Organismo unicelular de água doce que pode medir até 1,5 mm, causa da doença conhecida como Ictio.

Icterícia - É um dos sintomas da hepatite ou da leptospirose. É provocada por uma retenção da bílis no fígado, que torna amareladas a urina e as mucosas visíveis. As fezes adquirem também uma coloração amarelada. Este sintoma é acompanhado por febre e falta de apetite, e, por vezes, também diarreia e vómitos.

Icterícia infecciosa - Leptospirose.

Ictio, Ictiofitiriose ou Ponto Branco - É a mais temida pelos aquaristas, a mais comum e perigosa, liquidando todos os peixes, se não for combatida a tempo. A falta de luz concorre para que apareça, porque diminui a resistência dos peixes, pela queda do teor de oxigênio da água e diminuição de microrganismos que lhes servem de alimentos, bem como mudanças bruscas de temperatura. Sintomas - grande número de pontinhos brancos e redondos do tamanho da cabeça de alfinete (0,5 a 1 mm de diâmetro) no corpo e Barbatanas, ficando o peixe todo salpicado de branco; muita coceira causada pelos parasitas; o peixe se esfrega em tudo o que encontra, para se coçar (pedras, cama etc). Sintomas - movimentos diminuídos; fecham as Barbatanas; ficam parados e deitados no fundo. Pode apresentar uma placa que em poucos dias se desprende, vai ao fundo, se rompe e solta centenas de parasitas que vão infestar outros peixes. Quando o parasita está "maduro", os pontos brancos debaixo da pele ou nas guelras se rompem, soltando de 600 a 1.200 esporos que vão infestar outros peixes, morrendo na água, em 2 ou 3 dias, quando não os encontram. Na água são mais fáceis de serem combatidos. Diagnóstico - a olho nu, pela observação directa dos quistos. Quarentena - 2 a 4 semanas para peixes tropicais e 4 a 8 para os de água fria. O Ichthyophthirius multifilis, parasita unicelular que a produz, aparece ao microscópio como um núcleo escuro em forma de ferradura e com um movimento giratório característico, com o auxílio de seus cílios vibráteis, o que não ocorre com o Oodinium. A pele se irrita e reage, envolvendo o germe com uma camada celular (pele). Alimenta -se de sangue, causando uma anemia cada vez mais profunda e a morte. Quando ataca as guelras, o peixe morre por asfixia. Acontece que às vezes o parasita desaparece espontaneamente do aquário, mas reaparece quando um peixe novo é ai colocado, mesmo que esteja sadio. É doença essencialmente de peixes de água doce, morrendo o parasita em água salgada. Há um Ichthyophthirius de água salgada. Elevar a água a 30° C durante vários dias, trocando o peixe de aquário, é um meio de combater essa doença. Tratamento - água salgada; azul de metileno, 0,8 a 1 ml de solução a 1 % para 51 de água, repetindo o banho 1 ou 2 vezes; atebrina, 300 ml para 3001 de água (afecta a fertilidade), trocando a água após o tratamento; sulfato de cobre 0,8 a 1 ml para 1 litro de água, até à cura, trocando 3/4 da água e rigorosa limpeza do aquário, eliminando todas as algas; hidrocloreto de quinino (não mata as bactérias), 12,5 ml para 5 litros, trocando a água a cada 2 ou 3 dias; tripaflavina dá bons resultados. Os banhos devem ser dados a 16 ou 20° C para peixes de água fria e de 21 a 27° C ou mais, para os tropicais.

Ictiofonose - Muito espalhada, de diagnóstico difícil, é produzida pelo Ichthyophonus hoferi, parasita medindo 5 a 20 micra de diâmetro. Transmite -se por esporos, através de alimentos contaminados por esse germe que se desenvolve no estômago e intestinos, sendo eliminados pelas fezes. Alguns perfuram a parede do intestino e são levados pelo sangue para diversos órgãos como coração, fígado etc, onde ficam sob a forma de pequenos nódulos pardos ou pretos. Quando eles se rompem, os órgãos são atacados e o peixe morre. Ela só aparece quando o parasita é levado por alimentos, materiais ou peixes contaminados, mas as más condições da água facilitam sua difusão. Os peixes a transmitem uns aos outros através de feridas e abcessos ou pela ingestão de peixes mortos por ela. No estômago, o quisto se rompe, soltando as larvas infestantes. Sintomas - os primeiros são difíceis de serem identificados, são muito variados e podem ser perda de apetite; entorpecimento; olhos saltados, Barbatanas dobradas; peixe escondido a maior parte do tempo; vem instabilidade para nadar e movimentos estranhos; fica no fundo, com a barriga inchada e ou corpo todo inchado (edemaciado); pele e escamas ficam como que vidradas; o doente vira sobre o seu eixo e fica balançando; formam -se, às vezes, placas ou ulcerações na pele; emagrecimento; pele desbota; Barbatanas perdem pedaços; boca sempre aberta. O doente às vezes só morre após 6 meses. O peixe deve ser sacrificado, porque não há cura. Tratamento - tentar Phenoxethol, solução a 1 %, na dose de 10 % da solução para 1 litro de água do aquário. Para adultos, usar 30 ml por litro. O para -chlorophenoxethol é mais eficiente nas doses de 1 ml para 1 litro de água destilada, sendo usada 0,1 % desta, na solução em que adicionamos 50 ml por litro, mas aos poucos, durante 24 horas. Após 100 horas nessa solução, os parasitas, em todos os seus estágios, ficam completamente degenerados.

Íctiologia - É a Área da Biologia que estuda a morfologia, fisiologia e taxonomia dos Peixes. Aristóteles é considerado o primeiro Ictiologista da história.

Ictiozoo - Infecto -contagiosa por vírus, ataca os peixes de água doce e às vezes os marinhos. A mortalidade de doentes é acima de 90%. Como uma causa predisponente, temos o "stress" por temperatura, com água abaixo de 15° C. Sintomas - inflamação nas bases das Barbatanas, principalmente peitorais. O doente nada devagar e descontrolado, dando voltas e ficando à superfície da água e até com parte do corpo de fora. Fica também no fundo, virando de lado. Morre em poucas horas. Outro sintoma é que a boca e estômago ficam cheios de barro. Não há tratamento especifico, podendo ser usados antibióticos para combater invasões secundárias por bactérias ou fungos.

Impeler - Peça que realmente impulsiona a água. Bombas de água normalmente possuem um eixo, um rotor e fixado ao rotor uma série de pás que ao girar empurram a água.

Incandescente - Lâmpada que possui no interior um filamento metálico que emite luz. Alem da luz, emite também muito calor.

Infauna - Animais que habitam o substrato.

Infecção pelo vírus da herpes - Uma doença mortal para os cachorros contra a qual o próprio veterinário é impotente. Os cachorros enfraquecem, deixam de comer e morre. O vírus causador da doença provoca no homem o aparecimento de bolhas à volta da boca, e nos cães mais velhos o de peladas que provocam comichão, à volta dos olhos e das narinas. Ao coçar -se, o cão pode provocar o aparecimento de conjuntivites.

Infecção renal - Os sintomas da infecção renal são um andar hirto - devido às dores - a cor escura e o aspecto turvo da urina e sede intensa. Esta doença manifesta -se geralmente em consequência de um resfriado provocado pela tosquia no tempo frio. À medida que a doença se agrava, aparece um hálito pestilento, inchaços na boca e o animal emagrece. Nessa altura, a doença provocou já lesões incuráveis dos rins, que dão origem a uma uremia. Dado que uma infecção dos rins pode ser um sintoma da esgana ou da leptospirose, o cão deve ser examinado pelo veterinário se as indicações que passamos a indicar não tiverem efeito - o cão pode apanhar frio e deve fazer uma dieta de proteínas de digestão fácil (carne de vitela e galinha, algum leite), sem sal, e de outros alimentos ricos em hidratos de carbono.

Inflamação da mucosa do estômago - é geralmente provocada por alimentos gelados ou por comida estragada. O cão fica apático e vomita muito. Antes de levar o animal à consulta veterinária, pode experimentar -se uma dieta ligeira - chá de camomila, água de arroz, carne picada.

Inflamação das glândulas anais - O leigo interpreta muitas vezes erradamente como um sintoma de parasitas intestinais o fato de o animal esfregar o rabo no chão. Trata -se, porém de uma inflamação das glândulas anais, situadas de um e outro lado do ânus, que segregam um líquido de cheiro desagradável que tem por finalidade lubrificar as fezes. O tratamento da inflamação das glândulas anais, que exige, em casos extremos, a ablação dessas glândulas, deve ser feito pelo veterinário.

Inflamação do Estômago (Gastrite) - É provocada, em geral, por muito sal nos alimentos. Não ocorre quando são dados alimentos vivos. Sintoma principal - avermelhamento da mucosa estomacal. Tratamento - o mesmo que para a enterite.

Inflamação intestinal (Entrite) - Prende-se geralmente a problemas de alimentação, quando os peixes recebem somente alimentos secos ou vivos. Variar a alimentação evita esse distúrbio. Sintomas - não podem ser vistos externamente, excepto alguns gerais como perda de apetite, escurecimento da cor etc, mas que podem significar outras doenças. Na necrópsia, vemos os intestinos vermelhos, inflamados, veias bem visíveis e as paredes engrossadas, enquanto que os órgãos ficam aumentados, às vezes 1,5 vezes o seu tamanho. Pode aparecer um líquido sanguíneo nos intestinos, expelido quando fazemos pressão sobre a barriga do peixe. Fezes amarelas ou vermelhas, podem significar enterite. Tratamento - suspender a alimentação por 5 ou 6 dias e depois, aos poucos e devagar, dar ao doente outro tipo de alimentação, voltando à normal, bem variada, logo que não houver sangue nas fezes.

Infusório - Caldo em que são mantidos animais microscópicos a serem usados como alimento para alevins. Podem ser rotiferos, briozoários, nematóides entre outros.

Intoxicação por Nitritos (NH3) - Superpopulação, água não estabilizada e excesso de alimentos são as suas causas. Sintomas - olhos embaciados; dificuldades respiratórias; doente inquieto, fica balançando na água e morre deitado no fundo ou na superfície, mas sem qualquer reacção. Tratamento de 20 min a alguns dias. Trocar a água e manter o peixe em água nova bem estabilizada.

Intoxicações - O perigo de intoxicação é bastante grande no cão. Na maioria dos casos, o leigo não sabe que produto deve dar ao animal. Tem portanto de consultar imediatamente o veterinário. Entretanto, pode dar -se uma colher de óleo de rícino ao cão para o fazer vomitar.

Intoxicação por Metais - Objectos, pedras com traços de cobre, alumínio, zinco etc. em contacto com a água, produzem sais tóxicos para os peixes. Sintoma - olhos embaciados, dificuldade respiratória, inquietação ou excitação e depois o doente fica balançando na água e acaba morrendo deitado no fundo ou na superfície, mas sem nenhuma reacção. O tratamento leva de 20 minutos a vários dias. Fazer testes de cobre, NO2 etc e verificar se não foi feita alguma pulverização, mesmo com "spray", perto do aquário. Trocar a água, manter o peixe em água de boa qualidade e uma boa oxigenação é o indicado, além de verificarmos a causa da intoxicação, para combatê-la.

Invertebrados - Grupo de animais que não possuem vértebras ou coluna vertebral.

Iodo - Essencial para o correcto funcionamento da glândula tiróide (a que regula o metabolismo).

Iodo - I. Elemento traço necessário a vida em pequenas quantidades, a super dosagem é potencialmente mortal. Corais e crustáceos são consumidores de Iodo que pode ser reposto através de suplementos ou trocas parciais.

Isabel - fulvo muito pálido, sinónimo de areia.

J

Jaubert - Dr. Jean Jaubert é professor na Universidade de Nice e responsável pelo Aquário de Mónaco na França que patenteou seu sistema na França e Estados Unidos.

Juba em gravata - pelos longos, mais ou menos levantados, ao redor do pescoço.

K

K - Símbolo de Kelvin. Veja mais em Kelvin

Kalkwasser - Palavra de origem alemã. Veja mais em Hidróxido de Cálcio.

Kelvin - Unidade de medida para a escala absoluta de temperatura, Usada para quantificar a temperatura de cor.

KH -n Dureza Carbonatada, ou Dureza dos Carbonatos. Determina a concentração dos íons de HCO3 - e CO32 - encontrados na água.

Kinguio Cabeça de Leão - Corpo - ovalado, Cabeça - apresenta protuberâncias que tem a aparência da juba de um leão, Cauda - trifurcada, Cor - vermelho, alaranjado, Detalhes - protuberâncias na cabeça.

Kinguio Calico - Corpo, Cabeça, Cauda, detalhes

Kinguio Cometa - Corpo - alongado, Cabeça, Cauda, detalhes

Kinguio Kohaku - Corpo -, Cabeça -, Cauda, Cor - Manchas vermelhas sobre o corpo branco, Detalhes -

Kinguio Oranda - Corpo, Cabeça, Cauda, detalhes - sua coloração com manchas brancas e vermelha ou alaranjada.

Kinguio PomPom - Corpo ovalado, Cabeça - normal, Cauda - trifurcada, Detalhes - duas protuberâncias na cabeça, acima dos olhos.

Kinguio RedCap - Corpo, Cabeça, Cauda, detalhes

Kinguio Riokin - Corpo -, Cabeça -, Cauda -, Cor - Detalhes

Kinguio Telescópio - Corpo ovalado, Cabeça - normal, Cauda - trifurcada, detalhes - tem os olhos saltados. Cor - pretos, vermelhos

Krill - Crustáceo marinho presente no Plâncton, é encontrado em praticamente todos os oceanos, é base da alimentação das baleias de barbatana, peixes, lulas, camarões e até mesmo de aves.

L

Lábios secos - finos, bem firmes.

Labróides - Peixes da Família Labridae. Normalmente pacíficos e resistentes. Territorialistas contra peixes da mesma espécie. Podem se enterrar no substrato.

Lacustre - Relativo a lago. Que esta ou vive nas margens ou nas águas de um lago.

Larva - Embrião que se torna auto -suficiente e independente, antes mesmo de assumir a forma e característica dos pais. Podem ser peixes, invertebrados ou corais.

Laterita - Ou Laterite. Tipo de solo de regiões tropicais constituído essencialmente por óxidos de ferro e alumínio. que apresenta uma cor avermelhada ou amarelada e é resultado da forte acção de agentes climatéricos sobre as rochas.

L -Carnitina - A carnitina é um aminoácido não indispensável á partida, muito embora por vezes seja necessário incorporar na alimentação do cão - doenças cardíacas (Boxer, Pinscher, Doberman, Cocker…), esforço intenso, emagrecimento de um animal obeso.

Lepidortose - É infecto-contagiosa, produzida pelo Bacterium lepidorthosae, pelo Vibro anguillarum e outros, segundo alguns autores. Ataca peixes tropicais. Sintomas - perda de escamas por todo o corpo e mais no dorso; movimentos cada vez mais lentos; respiração acelerada e a cauda vai ficando paralisada. O doente fica na superfície, perde a noção de fuga e morre em mais de 80% dos casos, quando não há tratamento. Os peixes sadios são portadores e a transmissão é directa ou indirecta, pela água contaminada. Dura 3 a 4 semanas. Tratamento - sulfanilamida, cloromicetina e phenoxethol. Retirar os doentes e mortos e desinfectar o aquário.

Lepra - presença de áreas despigmentadas.

Leptospirose - O cão deve ser imunizado contra esta doença através da vacinação. Os agentes da doença, os chamados leptóspiros, de que existem mais de 20 tipos diferentes, são expelidos na urina do cão e de hospedeiros como ratos, os porcos e o gado bovinos e transmitidos através do farejar. O tratamento tem de ser receitado por veterinário. Eis os sintomas da doença - primeiro febre alta, que se mantém durante 36 a 48 horas, apatia, vómitos, constipação, bronquite, dores musculares, infecção renal, retenção da urina, icterícia, conjuntivite. Mais tarde, a temperatura pode descer abaixo dos valores normais, o animal perde o apetite, tem muita sede. O diagnóstico da doença exige várias análises de sangue e tem de ser feito pelo veterinário. Lombrigas - parasitas intestinais.

Lernaea - Crustáceos. Parasita directo. Também conhecidos como "Vermes ancora" já que fixam -se profundamente na pele dos peixes.

Levantador - sinónimo de cachorrinho do mato, cão que espanta a caça sem a perseguir.

Lilás - cor resultante da diluição do marrom, variante do bege.

Limão - amarelo claro, fulvo claro.

Limo dos Peixes - Vêr doença do algodão.

Linfocistose - É contagiosa, produzida por um vírus de localização cutânea. Ataca a pele e Barbatanas, sendo em geral de evolução benigna. Ataca os peixes marinhos e alguns de água doce (macropodos). Em alguns desaparece em 6 ou 7 meses. A reacção da pele produz crostas brancas semelhantes a placas em forma de 5 a 20 nódulos característicos, de cor creme, lisos ou rugosos, de 10 a 20 mm de diâmetro sobre as Barbatanas e as bordas dos opérculos branquiais e depois sobre todo o corpo. Em geral ocorre uma infecção bacteriana secundária, prejudicando ainda mais o paciente. É mais comum no verão e a quarentena só é indicada em caso positivo da doença. Os sadios podem ser portadores do vírus. Incubação - 40 a 50 dias e o tratamento deve ser feito por várias semanas, até à cura. A infecção secundária, quando aparece, pode ser controlada pelo ozónio ou raios ultravioleta. Aparar as Barbatanas afectadas, com uma tesoura bem afiada e pincelar as partes contaminadas e os locais dos cortes, com tintura de iodo, 1 parte para 3 de água. O peixe paraíso e outros são mais atacados. Separar os doentes e desinfectar o aquário. Não há tratamento específico.

Linha Lateral - Sistema sensorial dos peixes que permite detectar vibrações ou variações na pressão da água ao seu redor. É formado por uma fileira de pequenos tubos abertos para a água contendo células sensoriais que percebem alterações na pressão da água. Veja também - Quimiorrecepção, Ouvido Interno e eletrorrecepção .

Lionfish - Veja mais em Peixe-leão.

Lípidos - Os lípidos constituem uma família de substâncias orgânicas a que se dá o nome de matérias gordas. Representam a fonte de energia mais concentrada para o organismo do cão e alguns dos seus constituintes (ácidos gordos essenciais) são indispensáveis para o seu funcionamento.

Lista - faixa branca situada sobre o canal nasal e que, geralmente, se prolonga até a testa.

Lobeiro ou cor de lobo - pelagem fulvo carbonada ou areia carbonada.

Loca - Cavidade aberta na rocha viva por Ouriços -do -Mar. Rochas vivas com grande quantidade de locas são apreciadas pelos aquaristas marinhos.

Lombo - região lombar, entre o dorso e a garupa.

Longilíneo - contrário de brevilíneo, cão de corpo alongado e esbelto, com o comprimento superior à largura.

Lúmen - Unidade de medida de iluminação. Um lúmen equivale à quantidade de luz emitida por 1 vela em um pé quadrado de superfície localizado a um pé de distância de uma vela. Equivale a 10.76 lux.

Luvas - marcas brancas nas extremidades dos membros.

Lux - Unidade de padrão internacional para a medida da intensidade da luz. Equivale a 0.0929 lumens.

M

Macro-ALga - Alga multicelular, normalmente verde com variedades vermelha ou marrom. Utilizada Ex. - Caulerpa.

Macrodactyla - Gênero de anêmona. Contem a anêmona Macrodactyla doreensis, que faz simbiose com os palhaços Amphiprion chrysogaster, A. clarkii e A. perioderaion.

Macronutrientes - Os macronutrientes são os elementos básicos necessários em maior volume pelas plantas - Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Fósforo , Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre.

Macroplâncton - Organismo planctônico com tamanho entre 0,2 a 2 milímetros.

Magnésio - Mg.

Malawi - Também conhecido como Lago Niassa, esta localizado entre Malawi, Tanzânia e Moçambique na África. Mais de 400 espécies de ciclídeos são originários deste lago, aproximadamente 30% do total.

Manganésio - Muito importante para o metabolismo da gordura e a reprodução. Activa as enzimas e ajuda a produção de osseína.

Mano-oligossacarídeos (MOS) - Glúcidos fibrosos (MOS) existentes nas paredes das leveduras que permitem restringir a proliferação de bactérias patogénicas impedindo a sua fixação na mucosa intestinal e melhorar directamente a eficácia das defesas imunitárias do organismo.

Manto - Parte "mole" ou o lábio das tridacnas que fica exposto a luz e que exibe as maravilhosas cores que caracterizam este animal.

Manto - cor escura no dorso, diferente da cor do resto do corpo.

Maresia - Formação de gotículas de água marinha que chegam a costa depositando -se sobre o solo, rochas, vegetação, imóveis, veículos e etc.

Máscara - coloração escora na face.

Mastim - qualquer cão de grande porte de guarda, caça ou pastoreio.

Matizado - Pelagem apresentando marcas de contornos irregulares de um pigmento não diluído sobre um fundo claro.

Mediolíneo - cão de proporções médias (sinônimo de mesomorfo).

Medusa - Forma livre, ou que possuí movimento dos Cnidários. Veja mais em Cnidários .

Megaplâncton - Organismo planctônico de tamanho maior que 2 milímetros.

Merle - Pelagem com manchas escuras irregulares sobre um fundo mais claro, muitas vezes cinza (os cães continentais com esse tipo de pelagem são chamados de arlequim, enquanto que as raças britânicas são chamadas de merle).

Meroplânton - Organismos que tem parte de seu ciclo de vida no Plâncton, como ovos, larvas e animais juvenis que ao se desenvolverem passam a fazer parte de comunidades Benticas ou Nectonicas.

Metabolismo - Conjunto de transformações bioquímicas que se processam num ser vivo para assegurar o seu desenvolvimento e sobrevivência; algumas reacções favorecem a construção por via das sínteses (anabolismo), e outras a destruição por via das degradações (catabolismo).

Metal Halide - Veja HQI .

Método Berlin - Sistema de manutenção ou filtragem desenvolvido na Alemanha, que consiste no uso de rocha viva e potentes skimmers.

Micro Organismos - Seres microscópicos. Ex. - Bactérias, protozoários, vírus e etc.

Micro-Algas - Tipos microscópicos de algas normalmente verde ou filamentosa.

Micronutrientes - Nutrientes presentes em quantidades muito reduzidas no alimento (vitaminas, oligoelementos).

Microplâncton - Organismo planctônico com tamanho entre 20 micrometros a 0,2 milímetros.

Migração vertical - Evento pelo qual alguns organismos do zooplancton passam diariamente, alimentando -se próximo a superfície durante a noite e permanecendo a várias centenas de metros de profundidade durante o dia.

Millenium - Modelo de filtro externo do tipo Hang-on (pendurado) produzido pela Aquarium Systems (USA).

Milosomose - É incurável e produzida pelo parasita Mylosoma cerebralis, que infesta o peixe, nele se reproduzindo formando esporos. Quando morre, os esporos contaminam o fundo do aquário. Ataca pouco os peixes de aquário, sendo comuns nas criações de trutas - Sintomas - movimentos rotatórios, enegrecimento da cauda e depois deformações da coluna vertebral, da cabeça e maxilares.

Mini-Paguro - Invertebrado marinho. Excelente algueiro. Veja mais em Paguro.

Molosso - grande cão de guarda de cabeça larga, corpo muito poderoso e músculos espessos.

Moluscos - Invertebrados que possuem corpo mole, como snails, tridacnas e lulas. Alguns moluscos possuem um esqueleto, Carapaça externa ou Valva.

Monogenia - Parasitária, ataca a pele e as guelras e pode ser mortal. Sintomas - coceiras nas zonas atacadas e respiração bem acelerada, além dos parasitas nas guelras, como manchas de talco. As formas larvárias vivem na água à espera de um hospedeiro, sendo fáceis de combater. Combate - colocar na água uma dose de sal, formalina ou um medicamento comercial de uso indicado, ou banhos de tripaflavina, 2 mg em 25 litros de água. Limpeza rigorosa e desinfecção com permanganato de potássio.

Montes Marinhos - Montes, geralmente de origem vulcânica, que se elevam do assoalho marinho mas que não chegam até a superfície.

Moreias - Peixes da Família Muraenidae. Peixes de grande porte com mandíbulas e dentes poderosos. Não são adequados para manutenção em aquários.

Mosaico - conjunto de manchas brancas que invadem a partir da extremidade um fundo colorido.

Mosqueada - Pelagem empenachada que apresenta pequenos salpicos.

mS/cm - mS/cm (milisiemens por cm). Medida de condutividade igual a 0.001 Siemens/cm. É usada em aquariofilia na determinação da Salinidade através da condutividade a 25ºC. A água do mar, com uma salinidade de 35 ppt tem uma condutividade aproximada de 53 mS/cm. Este método é também utilizado para determinar se os sistemas de osmose reversa estão funcionando adequadamente. (Colaboração - Júlio Macieira)

Muco - o Camada proteica que recobre a superfície externa dos peixes. Sua acção é de isolar a pele do peixe dos ambientes externo, protegendo da própria acção da água e de Patógenos ou Parasitas.

Mudanças de Águas Parciais - Veja Troca Parcial.

Multicolor - Pelagem de várias cores, com justaposição de manchas ou áreas coloridas.

Mutualismo - Divisão da simbiose em que ambos os organismos simbiontes obtém vantagens ou benefícios.

N

Barbatana Anal - Barbatana normalmente singular, localizada na parte inferior do peixe, anterior ao ânus e próxima da Barbatana ou barbatana caudal.

Barbatana Caudal - Barbatana ou barbatana caudal, na maioria das vezes é singular. Normalmente a mais importante para o deslocamento dos peixes. Podem ser - Arredondada, truncada, emarginada, furcada ou lunada.

Barbatana dorsal - Barbatana normalmente singular localizada na parte superior do peixe. Alguns peixes podem apresentar duas Barbatanas, posicionadas uma na frente da outra. A maioria dos palhaços possui 2 Barbatanas dorsais.

Barbatana Peitoral - Par de Barbatanas localizadas imediatamente atrás das guelras.

Barbatana pélvica - Par de Barbatanas localizadas logo abaixo das guelras.

Barbatanas ou Barbatanas - membro dos peixes utilizados no deslocamento e/ou direcionamento.

Barbatanas Desfiadas - Doença infecciosa por bactérias e em geral mortal. Sintomas - putrefacção de todas as Barbatanas ou só da caudal. Nesses locais costumam aparecer pequenos pontos vermelhos bem visíveis. Os peixes mais pigmentados são os mais atacados, como os molinésias pretos. Quase sempre aparece uma doença secundária, em geral por fungos, sempre prontos a atacar as partes feridas. Há o tratamento cirúrgico, (quando a doença está muito avançada), com a extirpação das partes afectadas e necrosadas (mortas) e o terapêutico, quando ainda no início ou até certo ponto. Tratamento - 8 ml de solução de acriflavina para 5 litros de água, aplicada directamente sobre as lesões, com um bastonete com algodão na ponta, embebido na solução. Repetir, quando a água for mudada; colocar o peixe em água fresca e limpa, por um dia, sendo recolocado na solução de acriflavina, durante 3 a 5 dias. Não sarando, usar o tratamento cirúrgico, sendo retiradas as partes afectadas e as vizinhas, para evitar que fique uma região contaminada. Aplicar, sobre os cortes, solução de bicromato de potássio a 1 % e colocar o paciente em água com 1 grama de bicromato de potássio para 30 litros de água. Podemos usar, também, 500 mg de aureomicina, cloromicetina ou terramicina para 70 litros de água ou 250 mg de aureomicina para 25 litros de água; cloromicetina, 25 a 40 mg para 5 litros de água durante 48 horas no máximo. O Phenoxethol é bom e não afecta a fertilidade dos peixes e dos ovos. Banhos de tripaflavina, 1 g para 1 litro de água, usando 10% dessa solução por litro de água do banho. Os antibióticos por via oral, em geral, dão melhores resultados.

Barbatanas Encolhidas ou Dobradas - quando o peixe se esfrega em tudo o que encontra, inclusive na cama, em geral está infestado pelo Ichthyophthirius e deve ser tratado (Vêr ictiofitiriose).

Nanismo - diminuição harmoniosa de todas as partes de um indivíduo normal.

Nanoplâncton - Organismo planctônico com tamanho entre 2 a 20 micrometros.

Nassarios - Molusco da Classe Gastropoda Orthogastropoda, Ordem Caenogastropoda, Sub -FamíliaMuricoidea, Família Nassariidae. Veja Turbo Snail.

Nectônico - Animal marinhos com capacidade e habilidade para se locomover de forma activa, vencendo correntes.

Nematocistos - Estrutura com forma de arpão, usada para prender, segurar ou injectar uma toxina, principal característica dos cnidários.

Nerítico - Divisão do Ambiente marinho que ocupa a coluna de água acima da plataforma continental. Veja também Pelágico e Oceânico.

NH3 - Amónia. Veja Amónia.

Niacina (B3) - Ajuda a manter o correcto crescimento – é vital para as coenzimas, a transformação da gordura, dos hidratos de carbono e das proteínas.

Nitrato - NO3, terceira e ultima etapa de transformação no processo de nitrificação. O nitrito é transformado através da oxidação do nitrito por bactérias conhecidas como Nitrobacter.

Nitrificação - Processo no qual os compostos orgânicos (dejetos dos animais, restos de alimentos ou mesmo animais mortos) são decompostos. A nitrificação é realizada por bactérias especializadas. Resume -se na transformação de compostos orgânicos para amónia, desta para nitrito e depois para nitrato.

Nitrito - NO2, Segunda etapa da transformação no processo de nitrificação. A amónia é transformada pelas bactérias nitrificantes conhecidas como Nitrosomonas em nitrito.

Nitrogênio - Elemento gasoso, sem cheiro (inodoro), invisível, quimicamente inactivo, que forma a maior parte da atmosfera terrestre.

NO2 - Nitrito. Veja mais em Nitrito.

NO3 - Nitrato. Veja mais em Nitrato.

Nocturno - Animal ou vegetal que tem seus hábitos alimentares, de reprodução e etc durante a noite. Recolhendo -se durante o dia.

Nodulos sobre a pele e Barbatanas, Doença do Veludo ou Pilulariose - É produzida pelo Oodinium pilularis, sendo conhecida por "doença do veludo" porque, quando a infestação é muito grande, cobrindo uma grande extensão dá, à pele, o aspecto de um veludo cinza -pardacento. Aparecem nódulos sobre a pele e deslocamento de escamas. O peixe sente muita coceira, se esfrega em tudo o que encontra, para se coçar, emagrece e morre em 2 semanas ou um pouco mais. Raramente ataca os vivíparos, mas o faz com os Barbus, Colisas, Hiphessobrycon, Nannostomus, B. panchax, Platy, Poecilus, Aphyosemion, Rasbora, Tanichthys, Xiphophorus e mesmo os dourados. Tratamento - à base de cobre; banhos demorados de tripaflavina, elevação da temperatura a 30° C e escurecimento total do ambiente; tentar 2 gotas de azul de metileno a 5 % para 5 litros de água, durante 5 dias, com um intervalo de 3, trocar a água e repetir a dose. Retirar as plantas e todos os objetos do aquário.

Nome científico - Nomenclatura que identifica uma espécie. É único e normalmente em latim. Veja também Taxonomia e Nomenclatura Binomial.

Nomenclatura binomial - A nomenclatura binomial desenvolvida por Carl Von Linné, atribui 2 nomes a cada espécie. O primeiro nome (iniciado em maiúsculas) refere -se ao género, e é único para cada género. O segundo nome (iniciado em minúsculas) refere -se a cada espécie e sua combinação é única. Entretanto um nome de espécie pode ser atribuído a uma espécie de outro género. Normalmente os nomes são gravados em itálico ou sublinhados ou ambos.

Nuance - grau de intensidade que uma cor pode ter.

Numular - que tem formato de moeda, refere -se as manchas do dálmata.

Nutrição - Conjunto de fenómenos através dos quais o organismo degrada os alimentos, absorvendo -os e utilizando -os para o respectivo desenvolvimento e manutenção da vida em função do meio ambiente. O equilíbrio nutricional dos alimentos permite: - Produzir a energia de que o organismo carece constantemente - Fornecer os materiais necessários á construção e renovação permanente dos órgãos - Contribuir com pequenas quantidades de determinadas substâncias indispensáveis para o bom desenvolvimento dos fenómenos biológicos que se processam permanentemente nas células.

Nutrientes - Moléculas orgânicas ou elementos minerais simples que entram na composição dos alimentos, indispensáveis para o funcionamento do organismo. Em função do estado deste último, produzir um alimento equilibrado é comparável a conseguir montar um puzzle em que cada peça é constituída por um nutriente diferente. São agrupados em famílias, denominadas princípios nutritivos: prótidos, lípidos, glúcidos, minerais, sem esquecer o mais importante de todos, a água.

O

Obesidade - Aparece quando a alimentação tem demasiadas calorias e as aves têm pouca liberdade de movimento. As aves demasiado gordas quase já não se movimentam, têm problemas na muda da pena e são susceptíveis de doenças e a infertilidade aumenta.

Oceânico - Divisão do ambiente marinho que ocupa toda a coluna de água externa à plataforma continental. Veja também Pelágico e Nerítico.

Oclusão intestinal ou Volvo - barriga muito inchada e sensível. O animal tem de ser operado de urgência. Olhos lacrimejantes - podem ser devidos a uma obstrução do canal lacrimal que conduz o fluxo lacrimal para o canal nasal. O veterinário desentope o canal por meio de inserção de um fio de nylon ou com injecção.

Oclusão Intestinal - É causada por alimentação defeituosa, sem variar, alimentos ainda congelados, com pouca fibra, não volumosos ou mesmo em excesso. O peixe perde o apetite, recusa alimentos e fica com a barriga inchada. Tratamento - o mesmo que para a constipação. Suspender a alimentação por 2 ou 3 dias e dar, para os herbívoros, um pouco de verde como algas, confrei, alface etc e, quando carnívoros ou omnívoros, alimentos vivos como minhocas, tenébrio etc. Nos casos mais graves, dar 1 ou 2 gotas de óleo de rícino, na boca.

Octomicose ou Seca - É a mais comum doença que, além da tuberculose, provoca um grande emagrecimento do peixe sendo, por isso, chamada de "seca". É produzida por um protozoário, o Octomicus, sendo de cura difícil, porque o parasita vive nos órgãos internos do peixe. O doente emagrece muito e sua barriga vai encolhendo, parecendo que ele está secando. Tratamento - tentar com tripaflavina, 2 g para 50 litros de água.

Ofiuro - Grupo de animais pertencentes a Classe dos Equinodermos são os Ophiuroideas. Seu corpo é em geral escuro, tem a forma de um disco achatado com 5 braços articulados, finos e longos. São ágeis e se movimentam rapidamente em busca de alimento. Possuem uma abertura inferior por onde "ingerem" o alimento. Vivem desde as águas rasas até grandes profundidades. São predadores, capturando pequenos crustáceos e animais mortos.

Olhos no Fundo - Pode ser fome, ascite infecciosa ou infestação pelo Trypanoplasma, que vive nos intestinos das sanguessugas e são por elas transmitidos, quando sugam os peixes.

Oodinium - Parasita unicelular Dinoflagelado. Oodinium ocellatum (marinho), Oodinium pillularis (doce). Parasita directo, fixa -se na pele do peixe que apresenta pequenos pontos branco amarelados. Tambem conhecida como a "Doença do Veludo".

Opérculo - Operculum. Orgão que tapa ou encobre uma abertura natural, peça óssea dupla que protege as Guelras de certos peixes, peça córnea ou calcária, que tapa a abertura das conchas dos moluscos Gastrópodes.

Opèrculos Abertos - Pode ser uma dactilogirose. As bordas das guelras ficam cinzas e engrossando, fazendo com que os opérculos permaneçam entreabertos. Não é muito comum nos aquários, mas pode aparecer em escalares, lebistes etc. Tratamento - banhos rápidos de 30 min em formalina a 3%, 20 25 cc em 100 litros de água ou em solução de sal (NaCl).

Oranda - Veja Kinguio Oranda.

Órgão dos sentidos - Peixes. Conjunto de orgãos muito desenvolvidos, para a percepção sensorial. Formado por - Quimiorrecepção , Linha Lateral , Ouvido Interno e eletrorrecepção.

Ornitose - Esta doença contagiosa, transmissível ao homem, deve ser declarada aos serviços de saúde. Mas tranquilizemo -nos pois é uma doença raríssima. Causada por um vírus, apresenta como sintomas, febre, respiração rápida, sede, fezes de cor ocre ou verde, emagrecimento, fraqueza, pus nos olhos e nas narinas.

Os péptidos - São constituintes das proteínas e são mais fáceis de absorver e digerir pelo animal melhorando a digestibilidade e diminuindo a quantidade de fezes. As pequenas correntes de proteínas, como os péptidos, são também mais fácies de detectar pelas papilas gustativas e melhora sabor dos alimentos.

Oscilador de Fluxo - Equipamento utilizado em aquários marinhos para modificar a direcção do jacto de água, dando ao aquário uma movimentação de água aleatória.

Osmose Inversa - Processo no qual a água sob pressão é forçada a passar por uma membrana semi-permeável que retém uma alta percentagem de substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas. Produz uma água com altíssimo grau de pureza.

Ossatura - conjunto de ossos e dos membros do corpo.

Ouriço-do-Mar - Grupo de animais pertencentes a Classe dos Equinodermos, são os Echinoideas. Seu corpo é hemisférico, coberto por espinhos móveis. São os cavadores de " Loca ", abrigos cavados nas rochas vivas.

Ouvido Interno - Orgão que orienta o peixe no espaço tridimensional da coluna de água. Veja também - Quimiorrecepção , Linha Lateral e eletrorrecepção .

Ovário - (Vegetal) Parte do Gineceu onde se localizam os óvulos.

Overflow - Veja mais em Queda da Água.

Ovíparo - Animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo sem ligação com o corpo da fêmea (mãe). Veja também Vivíparo e Ovovivíparo.

Ovo - Gameta feminino.

Ovovivíparo - Animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo, alojado dentro do corpo da fêmea (mãe). Veja também Ovíparo e Vivíparo .

Oxidação - Processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas de sinal eléctrico negativo.

Oxidação por UV - Veja mais em Ultravioleta.

Oxido-Redução - Capacidade do sistema de oxidação de materiais orgânicos. Veja mais em Oxidação.

Ozónio - Forma instável que contêm 3 átomos de oxigénio, possui enorme capacidade de esterilização. Elevados níveis de ozónio podem ser fatais. É formado a partir de descargas eléctricas na natureza ou artificialmente em Ozonizadores.

Ozonizador - Equipamento que através de uma descarga eléctrica, toma 3 moléculas de oxigénio (O2) e transforma em 2 moléculas de ozónio.

P

Padrão - descrição do modelo ideal, o primeiro padrão canino foi o do bulldog, redigido em 1876.

Paguro - Invertebrado marinho. Excelente algueiro, deve sempre estar presente das equipes de limpeza.

Palhaços - Peixes da Família Pomacentridae. Territorialistas, podem ser extremamente agressivos. Devem preferencialmente ser os últimos peixes a serem introduzidos em um aquário.

Paludário - Uma variante das montagens de aquários plantados. O objectivo é ter num mesmo sistema, uma área imersa e outra emersa, onde animais e plantas representativos destas duas situações são mantidos. São também conhecidos como Aqua -Temários embora não concordemos com esta classificação. O termo "paludário" esta relacionado a palustre, ou uma região onde a água é salobra, a confluência de um rio com o mar é o melhor exemplo.

Papilomatose dos Peixes - Doença infecto-contagiosa do grupo dos tumores. Caracteriza -se por formações cutâneas (verrugas) como uma couve -flor, principalmente na boca (mandíbulas), embora apareçam também em qualquer parte, como costas, lados, barriga e cauda. Quando os tumores não o permitem, o peixe não come e morre em pouco tempo, magro e de inanição. Quando porém eles não o atrapalham este, apesar da doença, aparenta boa saúde, come e respira normalmente, mas também acaba morrendo caquético. O número de papilomas é, em geral, de 10, no máximo. O seu tamanho aumenta com o tempo, atingindo 6 cm. São brancos, passam a castanhos ou castanhos claros e novamente a esbranquiçados. Não há tratamento e a mortalidade é de praticamente 100% dos doentes. Separar os doentes e desinfectar o aquário é o indicado.

Parasita - Aquele que se beneficia em detrimento de outro. Veja mais em Parasitismo.

Parasitas Internos - São em geral transmitidos por alimentos vivos. Ocorrem raramente em aquários com um bom manejo, porque os vermes necessitam de mais de um hospedeiro para completar o seu ciclo evolutivo e não os encontram. Quando ocorre uma infestação, é porque os ovos ou larvas infestantes foram introduzidos nos aquário por materiais, alimentos ou animais vivos, como tubifex, camarões, larvas de mosquitos etc. Como exemplos, temos o Cucullanus elegans transmitido pelo Cyclops e o Clinostomum complanatum, pelos caramujos. Este último forma quistos debaixo da pele e deve ser retirado com uma pinça, após uma incisão com bisturi, sendo o local desinfectado com mercúrio cromo. Outro verme é o Paramercis crassa, que vive nos órgãos internos do peixe, mas que provoca uma inchação generalizada na sua região dorsal. Tratamento - Phenoxyethanol, solução a 1 %, na dose de 10 ml por litro de água. Para adultos, 30 ml por litro. O tratamento só dá resultados, se os órgãos internos não estiverem muito danificados.

Parasitas intestinais - Trata -se geralmente de ténias, que se alimentam da comida do cão, o que faz com que o animal emagreça, tenha falta de apetite e fique com o pelo eriçado. Podem encontrar -se segmentos de ténia nas fezes do cão ou em volta do ânus. Os cachorros devem fazer um tratamento contra parasitas intestinais, mas fora disso o dono do cão não deve administrar ao animal um produto vermicida qualquer, que pode fazer pior ao cão que a própria ténia. Deve consultar o veterinário mostrando -lhe se possível os segmentos expulsos pelo animal. No decurso do tratamento, tem de se verificar se a cabeça da ténia foi expulsa. Um outro parasita intestinal, o equinococo, que pode ser transmitido ao homem, é muito raro no cão (equinococose). As lombrigas, que aparecem nas cadelas prenhes e nos cachorros, podem ser perigosas para as crianças. Nos cães, desaparecem por volta do ano, ou quando se faz os tratamentos vermicidas aos cachorros, pelo que o perigo de contágio é mínimo. Quando há contágio, as lavras penetram no corpo da criança através da pele e podem deslocar -se dentro do corpo. Pode acontecer, se bem que o caso seja raríssimo. Uma infestação grave pode provocar doenças intestinais e convulsões. Os cães podem sofrer ainda de outros parasitas intestinais - os que fixam -se no intestino, provocando uma diarreia com sangue e o emagrecimento. No estômago, parasitas microscópicos podem provocar inflamações da mucosa. Outros parasitas instalam -se no canal biliar e podem originar uma icterícia. Há ainda parasitas que se alojam no coração e nos pulmões, provocando lesões desses órgãos. O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por veterinário.

Parasitismo - Divisão da simbiose em que um dos organismos simbiontes obtém vantagens ou benefícios em detrimento do outro.

Particolor - Pelagem com duas ou mais cores bem distintas.

Pastilha - mancha arredondada de cor castanha na testa dos cães das raças - King Charles Spaniel e Cavalier King Charles Spaniel. Também pode designar as marcas fulvas por cima dos olhos dos cães preto e fogo.

Patógeno ou Patogenia - Aquilo que produz doença. Parte da Patologia que estuda a causa e origem das doenças e o modo como estas se desenvolvem.

Patologias externas - Pernas e ossos partidos, lacerações, feridas na cabeça, etc., aparecem quase sempre por choque frontal com obstáculo ou por ficarem pendurados em arames ou entre ramos. Reconhecemos quando o osso está partido, porque o pássaro deixa essa parte pendurada e já não a utiliza. As lacerações ou feridas saltam logo á vista por estarem a sangrar.

Pé de gato - (ou pata de gato) - pata com formato redondo.

Pé de lebre - pata com formato alongado e estreito (típico do collie).

Peagâmetro - Instrumento digital utilizado para medir o nível do pH em uma solução, liquido ou água do seu aquário.

Peçonhento - Peçonhentos são aqueles animais que produzem uma substância tóxica ou veneno e que também possuem um dispositivo especializado (dentes ocos, ferrões, ou aguilhões) para inoculação desta substância, as glândulas produtoras do veneno se comunicam com o dispositivo, por onde o veneno passa activamente.

Pedúnculo Caudal - Parte anatómica do peixe que fica entre o corpo e a Barbatana caudal. Os peixes da Família Acanthuridaedos possuem um Escalpo nessa região.

Peixe Escorpião - Veja mais em Peixe leão.

Peixe Leão - Peixe da família Scorpaenidae. Caracterizam -se por possuírem uma glândula na base das espinhas dorsais que secretam veneno. São predadores oportunistas, mas extremamente calmos e resistentes. Atenção - manipular com extremo cuidado. Ex. - Pteoris volitans e P. Antenata.

Peladas circulares - Vide tinha

Pelágico - Divisão primária do ambiente marinho, comporta toda a coluna de água. Veja também Nerítico e Oceânico.

Pele Turva ou Opaca - Sintomas - apatia, enfraquecimento, perda de apetite, manchas esbranquiçadas por todo o corpo, avermelhamento e hemorragias. Esfrega -se contra tudo o que encontra e levanta as Barbatanas dobradas e com sangue; movimentos anormais, em forma de balanços. Suas causas são infestações por Trichodina, Costia e outros parasitas.

Petrificação dos Ovários - É em geral devido a uma desova não realizada, ficando a fêmea "cheia". Suas causas são desconhecidas. A paciente pode viver assim, com os ovários petrificados (duros como pedras), durante muito tempo. Sintomas - diferentes dos do quisto, pois os ovários não crescem tanto, são duros e, externamente, a barriga fica dura e não mole, como no caso dos quistos.

pH - Peso do Hidrogênio ou pondus Hidrogenii, A escala varia de 0 a 14, a leitura 7,0 é considerada neutra, acima de 7,0 alcalina e abaixo de 7,0 ácida. Símbolo que expressa a escala logarítmica do inverso da concentração de Cationtes hidrogênio.

Picagem ou depenomania - A ave arranca as suas próprias penas ou as dos companheiros. Podendo ter como causas, alimentação mal equilibrada, material insuficiente para construir o ninho, brincadeira das aves novas que não disporem de outro meio para distrair a sua transbordante vitalidade, papagaios aos quais não se dá um objecto para quebrar (um simples pedaço de madeira), falta de banho, presença de vermes, gaiola mal cuidada.

Picoplâncton - Ultraplâncton. Organismo planctônico com tamanho inferior a 2 micrometros.

Pílula - produtos anticoncepcional para a cadela. Pode evitar -se que uma cadela que foi coberta contra a vontade do dono fique prenhe levando -a à consulta veterinária dentro de 48 horas para levar uma injecção de hormônios. Pode também evitar -se a fecundação dando a pílula (comprimidos) à cadela desde o princípio de cio; pode ainda evitar -se o cio por meio de injecção de hormônios.

Piolho de Carpas - Veja Argulus .

Piolhos - Têm de ser combatidos vigorosamente, pois são portadores da tênia. Ao contrário das pulgas, que se sentem e se vêem saltar, os piolhos são quase invisíveis. Se o cão se coçar muito devem procurar -se as lêndeas (ovos pequenos em forma de bastonete) na cabeça do animal ou por de trás das orelhas. O tratamento com um pó ou spray insecticida, a adquirir numa loja de produtos para animais, deve ser repetido várias vezes, a intervalos de uma semana. Pode também dar -se ao cão banhos desinfectantes uma vez por semana. Desinfectam -se também a cama do cão e deitam -se fora os cobertores.

Piridoxina (B6) - É vital para a transformação das proteínas. Ajuda a transformar o ácido de linoleico em ácido de arachidónico.

Piriforme - em forma de pêra.

Placa - mancha de cor cobrindo uma grande superfície sobre um fundo branco.

Plâncton - Organismos animal ou vegetal) que flutuam passivamente no ambiente aquático. Veja também Fitoplâncton, Zooplâncton e Holoplâncton.

Plastrão - antepeito.

Podridão Bacteriana ou Necrose das Barbatanas - Como causas predisponentes, temos queda brusca de temperatura, água de má qualidade ou velha, que provocam um enfraquecimento do peixe. Produzida pelo Pseudomona punctata, ataca, não só molinésias, mas também os Barbus, Colisas, Tetras neon, Trichogaster leeri, alguns caracídeos do gen. Hemigrammus etc. Aparece como uma pequena turvação nas bordas das Barbatanas, lesão essa que vai aumentando, as Barbatanas apodrecendo e diminuindo de tamanho, ficando apenas alguns tocos. Aparar as Barbatanas desfiadas, com uma tesoura. Tratamento - tentar com 3.000 U.I. de penicilina para 1 litro de água, uma só vez; aureomicina, 10 ml para 1 litro de água e depois outro banho em solução de 5 g de sal comum para 1 litro de água, colocando mais água quando o peixe não resistir e tender a flutuar; 1 g de tripaflavina para 100 litros de água; 1 g de sulfonamida para 10 litros de água; 500 ml de terramicina para 20 litros de água; 10 gotas de azul de metileno a 5 % .

Poecilídeos - Grupo de peixes de água doce que englobam os - Lebistes (Poecilia reticulata), Plati, (Xiphophorus maculatus), Espadas (Xiphophorus hellerii) e Molinésia (Poecilia sp) entre outros.

Pointer - cão de aponte de pelo raso.

Pólen - Do grego "pales" = pó. Conjunto de pequenos grãos produzidos pelas flores que são os elementos reprodutores masculinos onde se encontram os Gametas .

Poliqueta - Animais que pertencem a uma das classe de anelídeos. Incluem a maior parte dos vermes marinhos segmentados (anéis), podem ser fixos ou ter a capacidade de se locomover.

Ponteado - pelo mesclado com pintas ou mosqueado.

Potássio - Contribui para a tonificação muscular, o controle de fluidos e o metabolismo.

Potencial de Oxido Redução - Potencial de oxidação do sistema. Veja mais em Oxido -redução.

Power Head - Bomba submersa, normalmente do tipo utilizado em filtros biológicos de fundo..

Pré Filtro - Estrutura mecânica que trabalha como uma armadilha, retendo material particulado, impedindo que avance para o filtro biológico ou bomba.

Premnas - Género da família dos peixes que contem a espécie Premnas biaculeatus que estabelece simbiose com anémonas.

Preto e fogo - cão preto com marcas fulvas (tan), típico do rottweiler.

Prevenção da doença - A medida mais importante para conservar o seu cão de boa saúde é uma vacinação precoce com vacina múltipla e a repetição regular da vacinação, que é exigida para sair a fronteira com o animal. Trata -se normalmente de uma vacina que imuniza o animal contra a esgana, hepatite e leptospirose. A primeira vacinação deve ser feita entre as sete e as noves semanas de idade, e será repetida entre as 12 e as 14 semanas. O atestado de vacinação é indispensável para passar a fronteira; a vacina deve ter sido feita pelo menos 30 dias e a não mais de um ano.

Primitivo - relativo aos cães mais antigos.

Prisão de ventre nas Aves - Manifesta -se raramente no caso dos canários. A razão é os alimentos demasiados duros ou difíceis de digerir. Os sintomas da doença são parecidos com os sintomas da retenção do ovo: plumagem eriçada, indiferença, movimentos forçados.

Probócito - Estrutura que alguns moluscos possuem que é estendida a partir da boca e funciona como arpão para atingir, prender e atrair para a boca suas presas.

Prognatismo - mandíbula proeminente. (típico do bulldog).

Prostração Nervosa – Os peixes ficam tímidos, afastamse dos companheiros, deixam de comer e ficam no fundo. É causada por problemas da água. Completar sempre o nível da água, mas só com água fresca e de boa qualidade ou substituí -la total ou parcialmente, nas épocas adequadas, para evitar que se alterem sua qualidade e composição química, para não prejudicar os peixes. Manter a temperatura elevada, pois se trata de peixes tropicais. É aconselhável substituir 1 /3 da água.

Proteína – As proteínas são compostos orgânicos, formados por aminoácidos. Veja mais em Aminoácidos.

Proteínas - As proteínas são moléculas em cadeia, constituídas por aminoácidos unidos entre si por ligações químicas e dispostos numa ordem perfeitamente definida que confere a natureza e o respectivo papel a cada proteína.

Proximal - Ponto mais próximo da base ou origem. Veja também Distal.

PSU - medida da Salinidade obtida pela determinação da condutividade da água salgada. A salinidade média da água do mar é de 35 PSU e tem a mesma condutividade do que uma solução de cloreto de potássio (KCl) com uma concentração de 3.24356 % do peso. (Colaboração - Julio Macieira).

Pulga D'água - Veja Dáfnia.

Pulgas - Não só são incomodativas, como também perigosas, pois podem ser portadoras de parasitas intestinais. Multiplicam -se no cão e passam para os outros cães e para as pessoas. Escondem -se geralmente em sítios onde o pelo é mais comprido. As pulgas do cão, elimina -se com um insecticida em pó, que será adquirido nas lojas de artigos para animais. Tem de se desinfectar também a cama do cão.

Q

Quatro-olhos - cão que tem marcas fulvas sobre os olhos, cães preto e fogo.

Queda de água - Estrutura do aquário que permite captar água da superfície e levar para tratamento, normalmente em um recipiente (sump) localizado abaixo, atrás ou ao lado do aquário. Veja mais em Caixa de Tratamento.

Queda do pelo - Geralmente causada por perturbações hormonais que podem ser corrigidas por meios de injecções receitadas pelo veterinário. Nos cães mais velhos, que demonstram simultaneamente um interesse surpreendente pelos animais do seu sexo, recomenda -se a castração, para evitar que fiquem completamente pelados e para estimular o crescimento do pêlo novo.

Queimaduras - Tratam -se aplicando pomada para queimaduras.

Quelatos - Um quelato é uma molécula orgânica natural que, em nutrição, serve como suporte para a fixação de um oligoelemento mineral e favorecer consideravelmente a sua digestibilidade.

Quelônio - Ordem dos répteis caracterizados por possuírem uma carapaça ou couraça, dentro da qual se ocultam e protegem. Ex. Tartaruga

Quilocaloria - Unidade de medida das necessidades energéticas do animal e da concentração energética do alimento. 1kcal = 1000 calorias = 4.18 quilojoules.

Quilodonelose - É produzida pelo Chilodonella cyprini, um ciliado de 60 micra de comp. por 45 de largura e transmitida por contacto directo entre doente e sadio. Sintomas - opacidade branca azulada e no dorso umas excrescências em forma de pedras, que depois se desprendem. O parasita ataca as guelras, ficando o peixe asfixiado. O doente se esfrega contra tudo, na tentativa de se livrar das coceiras. Tratamento - à base de banhos demorados de tripaflavina, 2 mg para 101 de água e a temperatura elevada a 28° C, morrendo os parasitas em 10 horas; banhos de sal comum, 1,5 a 2%, durante 15 a 20 min, repetindo de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias; Triparsamide, 1 g para 100 litros de água; Stilbamidine, 150 mg para 100 litros de água. Aparece com frequência, mas não causa epizootias. Só ataca quando os peixes estão com as defesas diminuídas, atingindo mais os peixes dourados, os guppies e os Brachydanios, sendo o parasita encontrado na secreção da pele.

Quimiorrecepção - Receptores olfactivos, pelos quais os organismos Nectônicos percebem substancias dissolvidas na água. Veja também - Linha Lateral, Ouvido Interno e eletrorrecepção .

Quimiossíntese - Produção de alimentos através da fermentação de substâncias químicas.

Quisto Ovariano - Suas causas não são bem conhecidos, ficando os ovários cheios de um líquido amarelado ou avermelhado. Devido ao aumento de volume, comprimem os órgãos vizinhos. Revelam sua presença, pelo aumento do volume do ventre, embora o aspecto seja diferente de quando a fêmea está "cheia" ou com ascite, pois no caso do cisto, ela não fica tão arredondada. Naturalmente a fêmea com quisto não desova.

R

R/O - Reverse Osmose - Veja mais em Osmose - Reversa.

Raiva - É transmitida pela dentada de uma animal atacado pela doença e pode ser transmitida também ao homem. Dado que quase todos os cães estão hoje em dia vacinados contra a raiva e são, portanto, imunes a esta doença, a raiva é geralmente transmitida por animais selvagens, principalmente pelas raposas. Um homem mordido por um animal raivoso tem de ser vacinado ao fim de seis horas no máximo. Os cães que apresentem sintomas devem ser isolados e muito vigiados. Se as suspeitas se confirmarem, o cão deve ser imediatamente abatido. A transmissão do vírus faz -se através da saliva, pelo que todas as pessoas que estiveram em contacto com o cão devem ser vacinadas. Na raiva mansa a maneira de ser do cão modifica -se. O animal fica apático ou inquieto, tem muita sede, mas, quase não consegue engolir. Secreção intensa de saliva. Segue -se geralmente a fase da raiva furiosa, em que o cão se atira às pessoas, quer morder e abocanha corpos estranhos e indigestos, desprezando a comida. Na terceira fase da doença, que se pode seguir directamente à raiva mansa, surgem parasitas que começam pela cabeça (o cão não consegue engolir, tem um ladrar rouco) e que provocam geralmente a morte no quarto dia após a manifestação da raiva mansa.

Rajado ou tigrado - Pelagem com listras escuras mais ou menos verticais sobre um fundo mais claro.

Raso - pelo muito curto.

Reactor - Veja mais em Reactor de Cálcio, Reactor de CO2.

Reactor de Cálcio - Conjunto de equipamentos (Cilindro de CO2, Válvula Reguladora e reactor de cálcio), cujo objectivo é adicionar cálcio no aquário marinho mantendo os níveis de cálcio e reserva alcalina estáveis. O CO2 é injectado em uma câmara em que ocorre intensiva re -circulação da água e baixa troca com a água do sistema. O CO2 em contacto com a água faz com que seu pH baixe até atingir níveis de 6.5 ou menos. A água ácida entra em contacto com a mídia calcaria armazenada na câmara que dissolvida fica disponível aos animais.

Reactor de CO2 - Conjunto de equipamentos (Cilindro de CO2, Válvula Reguladora e reactor de CO2), cujo objectivo é adicionar CO2 nos aquários plantados e paludários, permitindo que haja uma oferta de CO2 para ser consumida pelas plantas na fotossíntese.

Recolhido - diz -se de um cão curto, atarracado, compacto.

RedCap. ou Red Cap - Veja Kinguio RedCap .

Rede de plâncton - Redes específicas para capturar plâncton com tamanho de Megaplâncton , Macroplâncton e Microplâncton .

Redox - Veja Potencial de Oxido -redução.

Repositor Automático - Equipamento que monitora o nível de água e de acordo com a evaporação adiciona água ao sistema mantendo o estável a salinidade.

Reprodução Assexuada - Forma de reprodução em que não ocorre a união de gametas. Não é necessário macho e fêmea para que ocorra a reprodução.

Reprodução Sexuada - Forma de reprodução em que ocorre a união de gametas. É necessário macho e fêmea.

Resfriador - Equipamento utilizado para a manutenção da temperatura do aquário. Actua como uma mini geladeira ou ar condicionado, em que a água é forçada a passar por uma serpentina, normalmente de titânio, através da qual por condução o calor é retirado da água.

Respiração - Processo que ocorre nas células onde oxigénio e glicose são usados para gerar energia e tem como resíduo gás carbónico.

Retenção do ovo - Muitas vezes provém do facto de o ovo não apresentar uma casca forte. A fêmea doente fica sentada no chão sem se movimentar, com a plumagem eriçada, o abdómen inchado, e a pele à volta da cloaca vermelha e quente.

Rectilíneo - cães que possui linhas retas, os pointers e os setters são retilíneos.

Retriever - cão de caça que encontra e recolhe a presa.

Reumatismo - dores musculares.

Reverse -Osmose - Veja mais osmose -reversa.

Riboflavina (B2) - Previne certos transtornos neurológicos, a opacidade da córnea e mantêm em boas condições a pele e o pêlo.

Riokin - Veja Kinguio Riokin .

Rizoma - Caule subterrâneo horizontal.

Rocha Viva - Material de origem calcária, formado por esqueleto de corais mortos, conchas e é cimentado por algas coralíneas. Contem enorme quantidade de micro -organismos, vermes, crustáceos e esponjas. Não tem origem vulcânica, embora rochas vulcânicas porosas habitadas pelos mesmos micro - organismos, vermes, crustáceos e esponjas também possam ser chamadas de rochas -vivas. As melhores Rochas Vivas no Brasil têm origem em Recife.

Rotiferos - São animais pluricelulares, de pequeno porte, visíveis através de microscopia óptica. Possuem um órgão rotatório com cílios, de movimento giratório, criando uma expressiva corrente de água que os auxilia na captura de alimento. Ex. - Brachionus angularis, Cephalodels sp, Colurella sp entre outros.

Ruão - Pelagem caracterizada pela mescla uniforme de pelos brancos com pelos vermelhos ou fulvos.

Rubi - pelagem vermelho intenso.

Rubican - presença de pelos brancos em uma pelagem que não é branca.

Ruivo - coloração entre o vermelho e o amarelo, avermelhado.

Rústico - cão que suporta as intempéries, que não requer cuidados especiais.

S

S.P.S. - Small Polyped Scleractinia - Coral de pólipo pequeno

Sabujo de trela - cão de faro muito desenvolvido que busca preso a uma guia.

Saco Vitelino - Bolsa que contem o vitelo, um conjunto de substâncias proteicas (gema) que constituem unicamente a parte nutritiva do óvulo e que irá nutrir o embrião.

Sal Sintético - Sal preparado com os elementos naturais de modo a ao ser dissolvido na quantidade correcta de água (deionizada ou de osmose -reversa), preparar um volume de água salgada em que os parâmetros estão muito próximo da água natural do mar. Normalmente 1 Kg de Sal prepara 30 Litros.

Salinidade - Quantidade de sal dissolvida na água. A água salgada natural normalmente tem 33ppt (parts per thousand).

Salmonelose - Os embriões não chegam a nascer. Os adultos não apresentam sintomatologia própria. Na forma aguda, grande mortalidade nas crias, que apresentam intestinos muito congestionados, fígado escuro. Na necrópsia a vesícula biliar aparece hipertrofiada. Diarreia branca, cloaca obstruída por fezes.

Salpicada - Pelagem branca onde aparecem pontos de cor ou pelagem colorida com pontos brancos.

Sanguessuga (Piscicola geometra) - É muito prejudicial aos peixes porque os incomoda com suas mordidas e fica presa a eles, provocando traumatismos. Além disso, suga o seu sangue, causando -lhes anemias cada vez maiores, até que, enfraquecidos, morram por perda de sangue, uma verdadeira sangria contínua. Pode ainda transmitir -lhes parasitas do sangue como o Trypanoplasma e o Trypanosoma sp, que causam a doença do sono. Para evitar ferimentos, às vezes graves, não devemos arrancar as sanguessugas sem antes mergulhar o paciente intestado, du­rante 1 minuto, em uma solução de sal comum, pois o parasita fica atordoado e cai ou é retirado com facilidade, com uma pinça.

Saproleniose, Mofo dos Peixes ou Doença dos Fungos - Os fungos crescem na pele, Barbatanas, brânquias, boca, olhos etc, bem como nas desovas, caracterizando -se por finos filamentos que, quando se desenvolvem muito dão, às lesões, um aspecto de tufos de algodão. É produzida por fungos em geral dos gêneros Saprolegnia e Achlya e se propaga por esporos. Só atacam quando o peixe tem uma queda de resistência física, principalmente por ferimentos externos causados por brigas, arestas cortantes etc. Peixes sadios e fortes, praticamente não são atacados por eles. Tratamento - elevar a temperatura da água a 27 ou 28° C; pincelar as áreas atacadas, com tintura de iodo a 1%, mercúrio cromo a 1 % , azul de metileno a 5 % ou bicarbonato de potássio a 1%, este para peixes mais sensíveis. Não colocar esses remédios nas partes sadias. Usar banhos de 10 a 20 min de permanganato de potássio, 1 g para 100 litros de água; bicarbonato de potássio, 1 g para 35 litros de água, durante 7 a 10 dias no máximo, trocando a água depois do tratamento; sulfanilamida, 10 a 25 g para 1001 de água; 100.000 U.I. de penicilina em 100 1 de água, banhos de 5 a 7 min; aureomicina, 10 mg para 1 litro de água; verde malaquita, 60 mg/litro de água e colocar o peixe novamente no aquário. O fungo desaparece em 24 horas. Repetir o banho, se necessário. Prata coloidal, 0,1 ml/litro de água, banhos de 15 a 20 min, no máximo. Banho progressivo de sal é eficiente, mas pode apresentar problemas. Quando o fungo é no olho, tocar com algodão embebido em solução de nitrato de prata a 1 °io e depois com uma de bicarbonato de potássio a 1%. Phenoxethol dá bons resultados.

Sarapintada - pelagem com pequenas manchas.

Sarna - Doença de pele provocada por ácaros que penetram na pele, causando comichão e mais tarde infecções e queda de pêlo. O veterinário analisa uma amostra da pele para identificar o ácaro causador da infecção e receita o tratamento adequado. O cão deve tomar desinfectante, e a cama do cão tem de ser também desinfectada. Cuidado, porque a sarna é contagiosa, inclusivamente para o homem! Os animais atacados pela sarna têm de ser rigorosamente isolados - inclusive na sala de espera do veterinário.

Sarna das patas - Entende -se por este termo a sarna nas patas das aves. Esta doença é provocada por um parasita, o ácaro da sarna. A sarna é reconhecida pelas excrescências da substancia córnea, pelas crostas brancas e nos dedos e uma comichão permanente.

Scleractinia - Estrutura fundamental na formação de corais duros. Veja mais em Coral Duro.

Sede - Uma sede fora do vulgar é muitas vezes sintoma de uma infecção renal.

Sedimento Biogénico - Sedimento formado pelos restos de animais e vegetais.

Selénio - Similar a funções da vitamina E. Ajuda a prevenir enfermidades, como a distorção muscular e do miocárdio.

Sensor de nível - Equipamento composto por uma bóia electrónica que acciona uma bomba eléctrica para reposição automática da água evaporada.

Sensor de temperatura - Equipamento utilizado para monitorar a temperatura do aquário, regulado para accionar ou desligar um equipamento de ventilação ou aquecimento, conforme programado.

Séssil - Organismo Bentônico que não tem a capacidade de locomoção. Fixo.

Setter - cão de aponte das ilhas britânicas.

Sexto Vidro - Tem a função de captar água para tratamento. Veja mais em Queda de água.

Sifão - Tubo curvo, que utiliza a força da gravidade para transporta líquidos de um recipiente mais alto para um mais baixo, sem alterar posição dos recipientes.

Silicato - Numeroso grupo de substâncias minerais constituídas pela combinação da sílica com um ou mais óxidos metálicos e água, e que constituem fracção importante das rochas da crosta terrestre (Aurélio). Em grande quantidade é prejudicial em aquários.

Silício - Elemento de número atómico 14, não metálico, cinzento, leve, duro, muito abundante na crosta terrestre (Aurélio), É um elemento indesejado em aquários, principalmente marinhos.

Silicone - Adesivo preparado a base de Polidimetilsiloxano e sílica. Utilizado para colar e vedar aquários. Atenção o silicone usado não deve conter qualquer tipo de bactericida.

Simbiose - Designação de relacionamento entre duas ou mais espécies de indivíduos de espécies diferentes em que vivem sob intensa e intima relação de dependência.

Sintomas de doença - o fato de o cão ter nariz seco e quente nem sempre é sintoma de doença. Devemos inquietar -nos mais quando o animal manifesta apatia e falta de apetite. Pois podem ser sintomas de que está doente. Outros sintomas são o olhar mortiço, alterações da pelagem e digestões difíceis.

Siri - Designação comum a todas as espécies de crustáceos decápodes, braquiúros, portunídeos, caracterizados por terem Barbatanas no último par de pernas (Aurélio).

Sistema Berlin - Método ou sistema de filtragem biológica baseado em Rochas Vivas , e um poderoso Skimmer .

Sistema Jaubert - Sistema formado pela utilização de placas de fundo recoberto por uma camada de substrato particulado de carbonato de cálcio. Veja também Jaubert .

Skimmer - Equipamento utilizado para remover (filtrar) partículas de origem orgânica dissolvidas na água. Um determinado volume de água é enviado continuamente para um cilindro onde é injetado um enorme volume de ar fracionado em minúsculas bolhas. As bolhas formam um espuma densa, escura e de odor forte, que se concentra e é coletada num copo e removida da água.

Snail - (Gastrópode) Molusco herbívoro, excelente no controle de algas. Deve sempre estar presente das equipes de limpeza.

Sódio / cloreto - Importantes para o balanço iónico de fluidos e as contracções musculares.

Sombreado - pelagem clara com partes escuras.

Stichodactyla - Género de anémona. Contem as anémonas Stichodactyla gigantea, S. haddoni, S. mertensii. Em conjunto fazem simbiose com 18 tipos de palhaços.

Stop - ângulo entre o crânio e o focinho, formada pelo osso frontal e pelo nasal.

Substrato - Meio colocado sobre o fundo do aquário que serve de base para o desenvolvimento de um organismo. Pode ser a areia ou cascalho no fundo de um aquário doce ou a halimeda num aquário marinho.

Sump - Veja mais em Caixa de tratamento.

Sump - Biológico - Variante da integração Sump e Refugio. Um divisão intermediária no sump é preparada e uma grossa camada de substrato é adicionada. A água após passar pelo skimmer flui a uma velocidade menor sobre esta área e é devolvida ao aquário principal. É usada como forma de correcção para aumentar a área de Desnitrificação ou como parte integrante do projecto.

Surfactante - São substâncias de origem orgânica que se concentram na superfície da água e que apresentam aspecto gorduroso, prejudicando inclusive a oxigenação da água. O acumulo de substâncias surfactantes, denotam incorrecta ou insuficiente circulação de água na superfície.

Sweeper Polyp - Pólipo alongado que age agressivamente, queimando corais vizinhos ou outros invertebrados para manter ou defender seu espaço.

Sweeper Tentacle - Tentáculo alongado com pólipos que tem o numero de nematocistos aumentado e que é usado agressivamente em encontros com outros invertebrados.

T

Tamponador - Carbonatos ou bicarbonatos, normalmente de sódio utilizados para manter uma reserva de carbonatos para estabilizar o pH.

Tan - sinônimo para fogo.

Tanganica ou Tanganhica - originado do seu nome nativo Tanganyika. Segundo maior lago na África, cobre uma área de mais de 32000 km2, de onde são originários, vários ciclídeos.

Tangs - Peixes da Família Acanthuridae. Peixes cirurgiões. Pacíficos com outras espécies podem e tornar agressivos com peixes da mesma espécie. Veja em Dicas como manter vários Tangs num aquário. Manter uma dieta rica em vegetais.

Taurina - A taurina é um aminoácido utilizado para a prevenção e tratamento de doenças cardíacas graves denominadas cardiomiopatias dilatadas. Exerce também uma acção anti -oxidante ao nível da célula que permite combater o envelhecimento.

Taxonomia - Ciência que estuda a classificação dos seres vivos. Classifica todos os seres vivos de acordo com Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie. Esta em constante revisão, no passado o esqueleto ou estruturas rígidas eram usadas para determinar a classificação de cada ser vivo. Hoje com o uso do código genético através do DNA muitos seres vivos estão sendo reclassificados. Um Nome Científico é atribuído a cada espécie classificada. Veja também Nomenclatura Binomial .

Telescópio - Veja Kinguio Telescópio.

Tentáculo - Estrutura que age como um braço e mão, localizado próxima a boca, usado para capturar presas, em defesa, na troca de gases, absorção de luz e reprodução.

Termoalinas - Movimento de água produzido quando a densidade se altera por variação da temperatura ou salinidade.

Termóstato - Equipamento com sensor de temperatura, utilizado para ligar e desligar o aquecedor, mantendo a temperatura do aquário estável.

Terrier - cão que caça animais em tocas, caça debaixo da terra.

Tétano - Infecção provocada por um fungo, acompanhada de comichão, que provoca o aparecimento de peladas circulares e crostas. O animal deve ser separado dos outros cães, pois é uma doença contagiosa e manifesta -se frequentemente em locais onde vivem vários cães. O homem pode também se contagiado por esta doença. Além do tratamento medicamentoso prescrito pelo veterinário, tem de se observar uma higiene rigorosa. É indispensável desinfectar o cesto do cão, a almofada, o cobertor, as escovas e os pentes; deve também juntar -se à água do banho do cão um produto anticéptico.

Tetrahymena - Tetrahymena sp. Protozoário ciliado unicelular de água doce. Parasita indirecto, não se alimenta directamente dos peixes, mas de bactérias e fragmentos de pele destruída.

Tiamina (B1) - Previne certos transtornos neurológicos e mantêm o peso. È capaz de induzir a formação de vitamina C no intestino.

Timer - Equipamento utilizado para ligar/desligar um determinado equipamento eléctrico, normalmente utilizado para ascender e apagar as luzes do aquário.

Tirosina - A tirosina é um aminoácido que, ao nível do cão, entre outras acções permite combater o fenómeno da «síndrome de pêlo vermelho».

Toxoplasmose - Infecção viral transmitida pelas fezes de gatos infectados ou pela ingestão de carne crua contaminada com toxoplasma (carne de animais de talho ou aves). Esta doença não pode ser transmitida pelos cães ao homem, como se pensa por vezes. Aparece geralmente ao mesmo tempo em que, a esgana. Os sintomas da toxoplasmose são febre alta, vómitos, diarreia, bronquite ou infecções pulmonares. Manifestam -se depois infecções celebrais que provocam espasmos e paralisias. O diagnóstico desta doença faz -se mediante determinadas análises de sangue.

TPs - Veja Troca parcial.

Tremores ou "SHIMMY" - São causados, em geral, por queda de temperatura. Tratamento - elevar a água a 29 ou 30° C. O peixe pode ficar com ligeiros tremores para o resto da vida.

Tremuras - Nos cães tosquiados significam que o animal está cheio de frio. Os terries têm muitas vezes tremuras, mas isto não se reveste de qualquer significado, caso o cão não apresente outros sintomas de doença.

Trichodina - Trichodina sp. Protozoário ciliado unicelular de água doce. Parasita indirecto, não se alimenta do peixe directamente mas de bactérias e pedaços de células.

Tricolor - coloração típica do Bernese, o cão é quase todo preto, com o ventre branco e marcas “fogo” na face e nas patas.

Tridacnas - Animais da classe dos Moluscos, são bivalves ou seja, possuem duas valvas laterais (conchas) e um pé muscular, fibroso utilizado para fixação (Byssus). São extremamente apreciados pelo manto colorido,

Tripanoplasmose ou Doença do Sono - É causada pelos Trypanoplasma bancroft, T. carassi e T. chagesi, sendo transmitidos pelas sanguessugas ao picarem os peixes. Sintomas - anemia profunda, sonolência, olhos no fundo e emagrecimento, Suas guelras vão ficando muito pálidas devido à anemia. O doente pode ficar inclinado, com a cabeça apoiada no fundo, vai ficando cada vez mais fraco e morre.

Troca Parcial - Metodologia de manutenção de aquários em que regularmente uma percentagem da água (normalmente entre 10 e 25%), são retirados e substituídos por "água nova". Com isso matéria orgânica e poluentes são retirados o aquário, o restante é diluído com a água nova.

Tubarão - Peixes das Famílias Carcharhinidae, Lamnidae, Orectolobidae, Rhincodontidae, Heterodontidae. Peixes de grande porte. Não são adequados para manutenção em aquários.

Tuberculose - É causada pela bactéria Mycobacterium cyprini, que ataca os peixes de água doce e os de água salgada, mas não ataca os animais de sangue quente e o homem. Atinge mais os peixes criados há muitos anos em aquário, como os betas, gupies, molinésias etc, mas só o faz quando há uma queda de resistência, mesmo que passageira. Sintomas - perda de apetite, cansaço, emagrecimento, lentidão de movimentos, palidez, lesões abertas na pele, olhos saltados, transtornos do equilíbrio e movimentos giratórios; manchas delimitadas de cor vermelha bem viva nas guelras; destruição de Barbatanas; perda de escamas; deformações das mandíbulas ou da coluna vertebral e, às vezes, externamente, alguns nódulos. É de evolução crónica e o doente deve ser sacrificado. O diagnóstico mais garantido é por exames de laboratório. Nos tetras, o aparecimento de 2 pontos amarelos claros no pedúnculo caudal, pode ser um sintoma de tuberculose. Não há tratamento.

Tumores - São neoplasias (novas formações), por crescimento e proliferação anormais de células e de tecidos. Os benignos não se reproduzem. Os malignos, cujo crescimento é diferente, vão soltando raízes e invadindo os tecidos vizinhos. O pior, porém, é que eles se multiplicam a partir de um tumor primário, podendo se transmitir à distância, atingindo qualquer parte ou órgão do corpo. Também são chamados de câncer.

Turbides - Normalmente é causada por material particulado em suspensão de origem orgânica ou inorgânica, caracteriza -se por uma redução na transparência da água.

Turbo Snail - Molusco herbívoro, excelente no controle de algas.

Turbulência - Efeito provocado pelo choque do jacto de água de bombas opostas. A turbulência provoca movimentos desordenados do jacto de água, simulando uma onda no mar.

Turfa - Matéria esponjosa, mais ou menos escura, constituída de restos vegetais em variados graus de decomposição, e que se forma dentro da água, em lugares pantanosos, onde é escasso o oxigénio.

U

Ultravioleta - Luz que se estende na região de 8 x 1014 Hz até cerca de 3,4 x 1016 Hz. Com comprimentos de onda desde 3,75x10 -7 m ate cerca de 8x10 -9 m Veja mais em esterilização por UV

Unicelular - Organismo formado por uma única célula.

Urajiro - marcas brancas nas laterais do focinho, bochechas, sob o queixo, na garganta, no antepeito, ventre, face interna dos membros e parte inferior da cauda. Esse termo só é usado para as raças japonesas como o akita e o shiba.

UV - Veja mais em Ultravioleta.

V

Vágil - Organismo Bentônico que possuí a capacidade de locomoção. Veja também Séssil.

Valva - Cada uma das partes ou peças ou única peça de constituição calcária, que reveste o corpo de alguns Moluscos.

Varíola différica: Trata -se da doença mais temida que pode aparecer na canaricultura. Desenvolve -se através de um vírus que normalmente tem origem em novas aquisições de viveiros ou gaiolas e alastra muito rapidamente. Amaneira mais segura de reconhecer as bexigas é pelos pequenos nós amarelos -esbranquiçados na cabeça e no peito, e pela forte falta de ar.

Vasas - Sedimentos de origem Pelágica, que contêm pelo menos 30% de material de origem orgânica.

Vascularizada - Região, órgão ou área do corpo que contem grande quantidade de vasos sanguíneos.

Veludo ou Ictio Veludo - Parasitária e muito contagiosa, é causada pelo Oodinium limnecticum, cuja forma infestante é livre e mede 13 micra. Confundida com o íctio, seus sintomas são parecidos com os do Ichthyophthyrius, embora as manchas, em geral, sejam menores e mais amareladas, ficando o doente como se estivesse "empoado" com um pó amarelo. O Oodinium que aparece nas lesões, isolado, possui um núcleo arredondado e não tem mobilidade. Ataca principalmente ciprinídeos, laberintídeos e poecilídeos. O parasita se reproduz por divisão, dentro do quisto, originando 200 ou mais formas jovens. É mais perigosa para os novos do que para os adultos. Usar banhos a 24 ou 27° C, de azul de metileno a 1%, 3 a 5 ml para 5 litros de água, durante 3 dias ou tripaflavina, mas que afeta a reprodução, pela esterilização temporária dos reprodutores, causa mortes entre os jovens e baixa eclosão dos ovos. A escuridão combate o parasita, pois ele precisa de luz para a fotossíntese no processo de sua alimentação, e a falta de luz o prejudica e mata, se durar 8 a 10 dias. Usar acriflavina, mas no máximo 10 dias, para evitar problemas na reprodução. A água deve ir a 27° C. Sulfato de cobre é eficiente, mas perigoso.

Venenosos - Animais venenosos são aquele que produzem uma substância tóxica ou veneno, mas não uma forma de inoculação.

Ventoinha - Micro -ventilador utilizado para ventilar e baixar a temperatura do ar e da água.

Ventral - Veja Ventre.

Ventre - Região inferior do corpo (dos peixes) que abrange do final da cabeça até a região anal. Nessa região estão acomodados os órgãos internos como estômago, intestino e etc.

Venturi - Dispositivo que na forma de um cone (>) acelera a velocidade de passagem da água, logo após esse estreitamento, é colocada uma abertura que por diferença de pressão, suga o ar atmosférico que é misturado a água.

Verme Ancora - O Lernaea cyprinacea e espécies correlatas são raros nos aquários. Crustáceo parecido com o Cyclops, mede 20 mm e possui um ferrão ou tromba. A fêmea penetra nos músculos dos peixes, enquanto que o macho é um parasita da sua própria fêmea. Deve ser tocado com um bastão embebido em permanganato de potássio a leio, para depois ser retirado com uma pinça. Desinfectar o ferimento com mercúrio cromo, 1 -10. É melhor transferir os peixes para outro aquário, durante 3 a 4 semanas, para dar tempo de o parasita morrer na água, por falta de hospedeiro. Usar, também, solução de permanganato de potássio. Pode ser usado banho de 2 a 3 minutos com Difluordiphenyl trichloro methylmethane, 1 ml para 10 litros de água.

Vermes nos olhos - São em geral parasitas dos géneros Prolaria e Diplostoma, que se fixam sobre os olhos, provocando cegueira. Para se desenvolverem, necessitam de 3 hospedeiros intermediários - uma ave, que elimina os seus ovos, deixandoos cair na água, um caramujo aquático que é por ele infestado e do qual saem as cercárias com cauda bifurcada, que infestam os peixes. Essas doenças não têm cura.

Vermioses ou Helmintoses - São causadas por vermes, os maiores parasitas que atacam os peixes. Podem ser internos (endoparasitas) e externos (exoparasitas). Os aquários são pouco atacados por eles, porque necessitam de mais de um hospedeiro para completar o seu ciclo evolutivo, não os encontrando onde em geral só vivem os peixes. Encontramos os vermes adultos no trato digestivo do doente, enquanto que as larvas ficam na área visceral ou na carne. Podem ser mortais. Retiram -se dos peixes, nas épocas certas e, não encontrando seu próximo hospedeiro, acabam morrendo. Tratamento - banhos de sulfato de cobre ou de permanganato de potássio ou de água salgada, por alguns minutos, o que os combate na água e nas partes mais vulneráveis dos peixes, como as áreas externas das guelras e Barbatanas. No seu ambiente natural os peixes parecem tolerar os vermes, desde que não afectem, directamente, nenhuma função vital.

Vertebrado - Grupo de animais que possuem coluna vertebral ou vértebras.

Vesícula Gasosa - Bolsa derivada do intestino que preenchida por gases é utilizado no equilíbrio dinâmico e flutuabilidade dos peixes ósseos. Anteriormente conhecida como Bexiga-natatória.

VHO - Very High Output.

Vitamina A - É útil para as funções reprodutoras e para uma pele bem tratada e um pêlo brilhante. Ajuda a manter o sistema visual em óptimas condições e a produção de anticorpos.

Vitamina B12 (Cobalamina) - Ajuda a manter a concentração normal de hemoglobina no sangue. Ajuda o crescimento, especialmente durante e após o período de lactação. Ajuda a formação de colina e metionina.

Vitamina C (ácido ascórbico) - Ajuda a prevenir as enfermidades comuns como a anemia e as hemorragias.

Vitamina D - Ajuda a absorção de cálcio e fósforo necessário para os ossos e dentes. Também previne o raquitismo.

Vitamina E - Útil para as funções reprodutoras. Também permite conservar a gordura de forma natural.

Vitamina K - Útil para a correcta coagulação do sangue.

Vitaminas - Uma vitamina é uma substância orgânica, sem valor energético próprio, necessária ao organismo e que o animal não consegue sintetizar em quantidades suficientes para o seu funcionamento normal. Como tal, deve ser obrigatoriamente fornecida pela alimentação numa quantidade diária suficiente.

Vitaminas hidrosoluveis - Absorvidas e eliminadas com água.

Vitaminas liposoluveis - Absorvidas e eliminadas com gordura.

Vitória - ou Victoria Nyanza - Lago localizado entre Tanzânia, Uganda e Quénia na África. Com aproximadamente 69000 km2, é o maior lago da África, o maior lago tropical do mundo e o segundo maior lago de água doce do mundo. É uma das nascentes do Rio Nilo. Possui mais de 3000 ilhas. É local de origem de vários ciclídeos.

Vivíparo - São animais que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea (mãe), envoltos por uma placenta ligados ao corpo da fêmea por um cordão umbilical que fornece nutrientes e retira produtos de excreção. Veja também Ovíparo e Ovovivíparo.

Volume - Calcule o volume do seu aquário multiplicando o Comprimento pela Largura e pela Altura (C x L x A) divida por 1000. O resultado final é o volume bruto em litros (C x L x A /1000).

Vómitos - Não necessariamente, no cão, o sintoma de uma doença. O cão pode vomitar a comida engolida à pressa, ingerindo -a novamente em seguida com a maior das naturalidades. Os vómitos de alimentos de digestão difícil são facilitados pela ingestão de erva. Mas, os vómitos fortes que não possam ser atribuídos à ingestão de alimentos indigestos ou ao enjoo (por exemplo, em viagens de automóvel) exigem uma consulta veterinária (leptospirose, esgana, toxoplasmose, inflamação da mucosa do estômago). Se os vómitos contiverem sangue, pode ser sintoma de envenenamento com arsénico.

W

Wave Bucket - Equipamento utilizado para simular a ocorrência de ondas. Normalmente utilizado em aquários marinhos.

Wave Maker - Equipamento utilizado para controlar o funcionamento das bombas submersas. Sua função é ligar e desligar de maneira controlado um certo número de bombas com o objectivo de alternar o fluxo e direcção da água.

Wrasse - Peixe da família Labroidae. Caracterizam -se por uma única barbatana dorsal, dentes bem desenvolvidos. Normalmente enterram -se no substrato quando assustados ou á noite para "dormir".

X

Xaxim - Feto arborescente tropical, ciateáceo ( Dicksonia sellowiana); samambaiaçu. 2 Massa fibrosa e muito leve de que é constituído o tronco desse feto, e da qual se fabricam vasos e jardineiras de fantasia, para plantas (Michaelis). È utilizado para acidificar a água, entretanto sua colecta e venda esta proibida, pois corre o risco de extinção.

Z

Zeólito - Argila utilizada em nutrição para a prevenção e tratamento de alguns tipos de diarreias.

Zinco - Mantêm a pele e o pêlo saudáveis. É importante para o metabolismo, as coenzimas e a calcificação. Ajuda a eliminar a vitamina A contida no fígado.

Zonas ou Manchas Vermelhas na Pele - São em geral picadas de piolho ou de sanguessugas. O piolho das carpas, o Argulus, é bem grande, perfura a pele do peixe, com uma "tromba", e injecta nele uma substância urticante e tóxica que além de provocar uma lesão na pele, com uma região avermelhada, ainda pode matar o peixe. Tratamento - extrair o piolho com uma pinça, tocando -o, antes, com sal, para que ele se solte logo. Desinfectar o local.

Zooplâncton - Animais que são encontrados flutuando passivamente no plâncton. Incluem animais macro e microscópicos como moluscos, crustáceos, medusas e protozoários, alem de ovos e larvas de animais Bentônicos e Nectônicos.

Zooxanthela - Alga dinoflagelada monocelular de cor castanho -dourado. Vive em simbiose com anémonas, corais, tridacnas e outros animais marinhos.